BIO Curiosidades

Mamíferos

Lista do conteúdo

A principal característica é a existência de glândulas mamarias nas fêmeas (ou seja mamíferos mamam).
O corpo se divide em cabeça, tronco e membros.
A definição logo faz pensar numa aula de anatomia humana. No entanto, convém lembrar que gatocachorrocavalo e muitos outros animais têm a mesma divisão corporal: ela é comum a toda a classe dos mamíferos.

Existem também variações quanto ao modo de viver. Alguns vivem em grupos, ou então, mesmo vivendo isolados, agrupam-se na época do cio.
Os mamíferos podem ser de diversos tamanhos, des dos maiores animais, como a baleia e o elefante, até os menores, como o camundongo e alguns minúsculos insetívoros.
Os mamíferos também possuem a bexiga urinária separada do tubo digestivo.
Apenas o ornitorrinco, mamífero primitivo, ainda possui cloaca (como as aves).
Todos os mamíferos são vertebrados, com esqueleto interno (ao contrário dos insetos).

O número de dedos de um mamífero nunca é superior a cinco (exceto em caso de deffeito genético).

Alimentação dos mamíferos

Um animal grande de sangue frio, como a cobra, pode ficar semanas sem comer.
Mas os mamíferos, ativos e de sangue quente, precisam de muita energia para se manter
Uma das razões da grande necessidade de energia dos mamíferos é a capacidade de estarem ativos no inverno, quando os animais de sangue frio são lerdos e preguiçosos. Talvez por isso boa parte da caçada seja feita ao alvorecer e anoitecer, antes que o calor do dia permita que os répteisinsetos e outras presas de sangue frio se aqueçam e dispersem.
Quanto menor o mamífero, mais ele tem de comer, pois proporcionalmente os corpos pequenos têm uma área maior que os corpos grandes e perdem calor muito mais depressa. Nos climas frios, os mamíferos pequenos têm apenas algumas horas para encontrar o alimento.

Os musaranhos, por exemplo, não fazem quase nada além de comer e comer, descansar para digerir e voltar a comer novamente.
A quantidade de alimento que ingerem por dia equivale ao peso do seu corpo, e podem morrer de fome em apenas três horas.