BIO Curiosidades

Coalas

Lista do conteúdo

Os coalas (Phascolarctos cinereus) são mamíferos marsupiais da Ordem Diprotodontia, de pêlo cinza e branco que vivem no Sudeste e Nordeste da Austrália.

Os coalas vivem em média 14 anos.

Vivem em eucaliptos de onde tiram seu alimento.

Passam em média 14 horas por dia dormindo e descansando, e o restante em busca de alimento.

Sua bolsa marsupial situa-se nas costas.

O filhote fica lá até crescer, continuando agarrado às costas da mãe até tornar-se adulto.

Estes marsupiais encontram-se em vias de extinção desde o início da colonização inglesa da Austrália, quando surgiu o hábito de matá-los para usar sua pele.

Hoje, a caça não é o maior risco mas sim as queimadas nas florestas, que matam muitos animais, e a eliminação das árvores onde vivem, tanto por queimadas quanto por lenhadores.

Ao perder a sua casa e alimento, o coala se muda e pode chegar a povoamentos ou cidades, onde morre por atropelamento ou é caçado por cães

koala mamae e bebe
Os coalas australianos alimentam-se de folhas de eucalipto, escolhendo diferentes espécies em épocas diferentes.

Essa é uma forma de normalizar a temperatura do corpo, pois algumas árvores contêm óleos que aumentam a temperatura, e outras que a abaixam.

O coala tem a cabeça grande, o focinho curto e os olhos bem separados.

O nariz é grosso e achatado, e está munido de grandes narinas em forma de V, com as fossas nasais muito desenvolvidas, que mexem no seu equilíbrio térmico.

Tanto os membros anteriores como os posteriores possuem cinco dedos. O polegar das patas posteriores é bastante pequeno, não sendo dotado de garras.

Os outros dedos são fortes e terminam em garras alongadas.

Nas patas posteriores, apenas o polegar é oposto aos outros dedos.

A pelagem é densa e sedosa, desempenha papel importante na regulação térmica e na proteção dos agentes atmosféricos.

Como o coala não constrói um abrigo, dorme exposto ao sol e a chuva.

A pelagem do dorso é muito densa e de uma coloração escura que absorve o calor.

Torna-se mais escassa durante o verão e mais comprida durante o inverno.

coalas_com_filhotes

Possui um bom senso de equilíbrio e músculos possantes nas coxas, e quando escala uma árvore, a falta de cauda é compensada pelos dedos bastante largos e pelas garras muito desenvolvidas.

O coala (Phascolarctos Cinereus) é um mamífero marsupial da família Phascolarctidae. Ele é chamado de marsupial por carregar seus filhotes em uma bolsa ventral.

Eles têm cabeça grande, focinho curto, nariz achatado e em forma de V, sendo que sua pelagem é lisa e sedosa.

É um animal herbívoro que se alimenta principalmente de folhas de eucaliptos.

Existem centenas de espécies de eucalipto, porém o coala se alimenta somente de 20 dessas espécies.

O coala, como a maioria dos marsupiais, vive na Austrália. Eles vivem principalmente no litoral leste e no sul da Oceania.

coala_australiano

Eles vivem em cima dos eucalipitos onde podem se alimentar fartamente. Um coala come meia quilo de folhas de eucalipto por dia, o que é muito para um animal tão pequeno e que descansa 14 horas por dia. As folhas de eucalipto são essênciais na dieta do coala, sendo que sua falta os leva a morte.

O período de reprodução dura cerca de 4 meses e, nessa época, o macho capacitado explora seu território em busca de fêmeas no cio. Quando encontra, o coala agrada a fêmea e ela o repele, a princípio, com violência.

Após a conquista da fêmea, ocorre o acasalamento, que dura poucos segundos e ocorre em posição vertical, nos galhos de eucalipito.

Só há uma reprodução ao ano e a gestaçao dura 35 dias.

O filhote nasce pouco desenvolvido, com os ouvidos fechados, e com a boca, as narinas e as patas posteriores quase imperceptíveis. O seu corpo é nú e com coloraçao rosa-claro, sendo possível ver os vasos sanguineos.

Ao nascer pesa cerca de 0,5 g e tem menos de 20 mm. O filhote fica na bolsa ventral da fêmea até crescer o bastante para poder andar. Somente após meses a cria começa a sair da bolsa, ainda sem se afastar da mãe.

Com 6 meses de idade ele já têm pêlos pelo corpo, alcançando o peso de 400g e 20cm de comprimento.

Mais dois meses e o filhote já passa boa parte de seu tempo fora da bolsa ventral, só enfiando a cabeça na mesma para mamar. O desmame completo se dá por volta de 1 ano.

Dentre os poucos predadores desse marsupial está o cão selvagem, que geralmente só ataca os coalas que não podem mais se defender (velhos e doentes).

coala_comendo_bambu

Por tradição, os aborígines australianos (povo nativo da região) caçam os coalas para o consumo. Devido aos hábitos sedentários e a consequente lentidão, o coala prefere se esconder à fugir em caso de perigo.

Os coalas já estiveram várias vezes na lista de animais que correm risco de extinção, fato causado não só pela caça, mas também pelos incêndios espontâneos, que ocorrem como consequência de constantes secas.

Atualmente, os coalas são protegidos por lei, sendo que existem áreas consideradas santuários, onde essa espécie pode viver longe das ameaças.

Os coalas podem viver até os 25 anos.

O coala, que habita as florestas de eucalipto do leste da Austrália, raramente desce para o chão, onde pode ser atacado pelos dingos.

Como ele tem pouca oportunidade de beber água, tira a maior quantidade de água da sua dieta composta de folhas de eucalipto, pobres em nutrientes.

Ele come cerca de 450g dessas folhas todas as noites e conserva sua energia dormindo até 18 horas por dia.

fila_de_coalas

carinha_de_coala

coala_dormindo

grupo_coalas