Hoje vamos falar sobre Gavialidae.
Classificação
Gavialidae é uma família de crocodilianos da ordem Crocodylia. Os gavialídeos consistem de apenas duas espécies, o gavial (Gavialis gangeticus) e o falso-gavial (Tomistoma schlegelii), únicos representantes vivos de seus gêneros. Ambos são nativos da Índia e península Malaia
Características
Os gavialídeos são grandes répteis semi-aquáticos, semelhantes aos crocodilos, porém com um focinho muito mais fino, utilizado para capturar peixes – já que eles não possuem a força na mandíbula para capturar grandes presas.
Os gaviais são os crocodilianos mais excêntricos, pois eles tem o mais afinado fucinho do sub-grupo e pela presença de uma protuberância na extremidade do focinho, o que o diferencia dos outros crocodilianos. Habita os rios da Índia, Paquistão, Myanmar e do Bangladesh.
Essa espécie é considerada uma das mais ameaçadas de extinção atualmente.
Ele possui tipicamente um focinho alongado e fino com muitos dentes, lembrando um peixe-espada, sendo assim um especialista em caçar peixes.
Reprodução
Como a maturidade sexual depende do tamanho, a fêmea do falso-gavial só estará pronta para se reproduzir quando atingir cerca de 2,5 de comprimento. Ela desova de 20 a 60 ovos que ficam incubados por 90 dias, dos quais irão nascer filhotes prontos para enfrentar a vida sozinhos.
Período de vida
Aproximadamente 50 anos.
Alimentação
Sua alimentação é baseada principalmente em peixes, mas também fazem parte de sua dieta insetos e mamíferos. Assim como todos os crocodilianos, o falso-gavial cresce conforme a alimentação, podendo ultrapassar 5 metros de comprimento.
Predadores
Quando adulto, o gavial-da-malásia se encontra no topo da cadeia alimentar, não possuindo predadores naturais. Porém, o único ser que lhe oferece ameaça, causando o desequilíbrio da população, é o ser humano.
Mais:
Jacaré, crocodilo , iguana, dragão de komodo, monstro do gila, camaleão, serpente