BIO Curiosidades

Crocodylia

Lista do conteúdo

Hoje vamos falar sobre Crocodylia.

Os crocodilianos constituem uma ordem de répteis que inclui os crocodilosjacarésaligatores e o gavial. Os membros desta ordem distinguem-se dos outros répteis pelo sistema circulatório.

Os crocodilianos têm um coração com quatro câmaras, mas ao contrário dos mamíferos o sangue oxigenado mistura-se com o sangue desoxigenado através de uma comunicação entre a artéria aorta e artéria pulmonar

Os crocodilianos possuem um osso palato secundário. Este, combinado com uma válvula situada na base da língua, isola completamente o sistema respiratório da boca, permitindo a eles abrir a boca em baixa da água, sem risco de afogamento.

jacare

A cavidade intestinal é separada da cavidade peitoral uma divisória muscular, análoga ao diafragma dos mamíferos.

O coração possui quatro câmaras separadas, mas os crocodilianos possuem uma abertura entre os ventrículos esquerdo e direito e são capazes de enviar sangue para as regiões do corpo que mais necessitam, enquanto eles se esquentam no sol ou nadam.

Os crocodilianos são répteis fortes e evoluídos.
Seus corpos são cobertos por uma pele muito resistente.
Nadam rápidos como peixes, mas em terra são mais lentos.

Na água só podem respirar quando as narinas estão acima do nível da água.
Mesmo debaixo da água pode engolir uma presa sem engolir água junto, porque no céu da boca tem uma espécie de válvula que barra a passagem do que não for comida.

Dentro do grupo, as famílias distinguem-se entre si pela morfologia da cabeça e características da dentição.

jacare evolução

Crocodylia: Evolução dos crocodilianos

Os crocodilianos são os mais evoluídos dos répteis atuais.

A ordem dos crocodilos, que são répteis grandes, apareceram cerca de 84 milhões de anos atrás no final do Período Cretáceo. São os parentes vivos mais próximos das aves, pois os dois grupos são os únicos sobreviventes conhecidos do Archosauria.

Apareceram cerca de 220 milhões de anos no período Triássico.
No passado, esses répteis eram crocodilos marinhos, com o corpo protegido por forte couraça, de focinho muito alongado, totalmente adaptado à vida aquática.

Os primeiros representantes de crocodilos teriam sido pequenos insetívoros bípedes. No começo do Jurássico, tinham uma aparência mais crocodiliana. Já no fim deste período, os animais crocodilomorfos eram ainda pequenos quadrúpedes, com cerca de um metro de comprimento, com os membros posteriores mais compridos do que os anteriores, o que revelava a sua ancestralidade bípede.

Os modernos crocodilianos compreendem os crocodilos (Crocodylidae), os aligatores (Alligatoridae) e os gaviais (Gavialidae). As duas primeiras famílias são conhecidas desde o Cretácico e através de todo o Terciário, enquanto que a terceira, a qual inclue os gaviais, apenas é conhecida a partir do Eoceno.

jacare mini

Diferenças entre crocodilo e jacaré

Para estabelecer a diferença entre um crocodilo e um jacaré, é preciso olhar de perto.

Na verdade, a não ser pelo tamanho, a diferença não é muita.

Jacarés tem a cabeça mais curta e larga e membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras.

Possuem 30 ou 40 dentes, e no crocodilo, o quarto dente de cada lado da mandíbula inferior se encaixa num chanfro da mandíbula superior, permanecendo visível mesmo de boca fechada. Já no jacaré, o mesmo dente se esconde num buraco da mandíbula superior, sumindo de vista ao fechar a boca.

jacare agua

Crocodylia: Reprodução dos crocodilianos

É em ninhos feitos na areia que as fêmeas na maioria das espécies põem seus ovos, que são mais ou menos do tamanho de ovos de gansa e são chocados pelo calor do sol. Depois de 7 a 8 semanas, nascem os filhotes com 20 a 25 cm, que passam a se desenvolver rapidamente. Tempos depois, o crescimento passa num ritmo mais lento. O filhote recém-nascido, está perfeitamente formado na hora de sair da casca.

Os jacarés e crocodilos constroem ninhos diferentes, mas com o mesmo propósito: manter os ovos aquecidos até que eclodam.

jacare na agua

Proteções naturais dos crocodilianos

crocodilo e o jacaré têm revestimento de placas córneas muito duras, ao longo do dorso e da cauda, formando um serrilhado. Não mudam de pele, mas as partes velhas e gastas são substituídas por outras. Além de sua blindagem natural, o crocodilo conta ainda com a sua cauda para se defender e atacar, quando preciso. Achatada em ambos os lados, como um remo, e muito musculosa, permite-lhe não só deslocar-se rapidamente na água, como também dar violentas rabanadas.
Suas placas ósseas, chamadas osteodermos, formam uma espécie de armadura que os protege com eficiência
.