Os jacarés, os aligatores e os caimões são répteis da ordem Crocodylia que é dividida em três famílias: Gavialidae, Alligatorydae, Crocodylidae.
Jacarés e aligatores pertencem a família Alligatoridae e são animais muito parecidos com os crocodilos.
Embora os jacarés assustem as pessoas pelo seu tamanho e aspecto pré-histórico, são animais extremamente importantes para o equilíbrio ecológico, pois agem na cadeia alimentar controlando as espécies que fazem parte da sua dieta. Além disso, suas fezes servem de alimento a peixes e a outros seres aquáticos.
Características
Jacarés tem a cabeça mais curta e larga e membranas interdigitais nos polegares das patas traseiras.
No crocodilo, o quarto dente de cada lado da mandíbula inferior se encaixa num chanfro da mandíbula superior, permanecendo visível mesmo de boca fechada.
Já no jacaré, o mesmo dente se esconde num buraco da mandíbula superior, não aparecendo ao fechar a boca.
O tamanho de um jacaré pode variar de 60cm até 6 metros e meio,e podem pesar entre 3 kilos e 500 kilos.
Reprodução dos Jacarés
O macho forma uma harém e após a cópula (no verão) a fêmea constrói o ninho próximo à água usando folhas secas e fragmentos de plantas, cobrindo-o com folhas e areia. Em média são postos de 25 a 30 ovos, e nesta época, a fêmea se torna mais agressiva permanecendo perto do ninho para evitar o ataque de predadores como o lagarto teiú e o quati. O sol e a fermentação dos vegetais no ninho proporcionam o calor necessário à incubação que varia de 70 a 90 dias.
mais sobre a reprodução dos jacarés
Evolução
Os jacarés, juntamente com seus primos crocodilos , surgiram na face da Terra há pelo menos 200 milhões de anos. Contemporâneos dos grandes dinossauros, também atingiram tamanhos gigantescos.
O Purussaurus brasiliensis, um jacaré que viveu a 20 milhões de anos atrás na região onde hoje fica a Bacia Amazônica, tinha em média 14 metros de comprimento (o mesmo tamanho de um tiranossauro rex).
Período de vida
Como todos os crocodilianos, tem uma vida longa que pode passar dos 50 anos de idade.
Ao contrário dos mamíferos, quanto mais velho, torna-se maior e mais forte.
Este, na foto ao lado está camuflado entre as algas, quase imperceptível.
Jacaré de papo amarelo

Apesar de existir em tantos lugares, o jacaré-do-papo-amarelo já esteve ameaçado de extinção por causa da poluição e da caça predatória para a retirada do couro e consumo da carne.
Com a proibição da caça a espécie se recuperou e não faz mais parte da lista de animais ameaçados de extinção.
Quando se sente ameaçado, pode ficar submerso até 15 minutos, e não há nenhum caso de ataque deste animal no município do Rio de Janeiro.
O Parque Natural Municipal de Marapendi, o Parque Chico Mendes, o Bosque da Barra e o Parque grumari são dos poucos locais do Rio de Janeiro onde ainda se encontra o jacaré do papo amarelo no seu habitat natural.
Jacaré nadando no mar.
Não é comum…. mas alguns jacarés frequentam as águas salgadas.
Na Australia existe uma espécie de jacaré que vive preferencialmente no mar.
Alligator capturado nos Estados Unidos, num esgoto (não é só lenda…).
Coloquei esta foto apenas para dar uma idéia da dimensão destes animais.
Nunca alimente jacarés em parques. Eles dificilmente atacam pessoas, mas se associarem pessoas com comida, aí podem se tornar um problema.
Ao contrário do mamíferos (como nós), o jacaré fica mais forte com o passar dos anos.
Um jacaré mais velho é sempre mais forte.
Nesta foto da pra ver bem as presas, que servem para rasgar a carne em pedaços menores para serem engolidos, já que eles não mastigam.
Escondido em meio ás folhagens, passaria despercebido por parecer com um tronco seco de árvore.
Durante a reprodução os machos podem ficar agressivos entre eles.
Pegando um solzinho… como todo réptil, o jacaré tem sangue frio, e usa o banho de sol para elevar a temperatura do seu corpo.
Jacarés brasileiros
Do mesmo modo que adoram os botos, os amazonenses detestam os jacarés.
Vivem na região quatro espécies de jacarés: O jacaré-açu (o grandão), o tinga e as outras duas, menos estudadas e apelidadas de pedras.
O jacaré-açu, como sugere o próprio nome, é o maior de todos e é quase preto.
Já houve tempos em que se encontravam, jacarés de mais de 5 metros de comprimento. Hoje, depois de tanta caça, são raros os que alcançam os 3 metros.
Você pode gostar também de:
Crocodilo, gavial , serpente, tartaruga, cecília, aranha, escorpião