BIO Curiosidades

Simental

Lista do conteúdo

A raça Simental tem origem na Suíça, na  região do vale do rio Simen.
O interesse econômico neste gado logo ultrapassou as fronteiras suíças e mesmo com proibição do governo da Suíça impondo altas taxas para saídas, os países próximos, como a Áustria, Itália, França e Alemanha naturalizaram animais com genótipos Simental e assim desenvolveram linhagens próprias, usando a flexibilidade genética da raça para atender a seus interesses.

simental

Hoje a Simental é  o maior genótipo a nível mundial.

por ser rústico e adaptável, conquistou o mundo pela sua dupla aptidão, peloo manejo simples, e pela precocidade e rendimento de carcaça.

O Simental no Brasil

Os primeiros animais da raça Simental chegaram ao Brasil em 1904. A partir de 1970, foi intensificada a importação de animais, sêmen e embriões Simental de diferentes países, facilitando a formação das atuais linhagens .
Por causa dessa variabilidade de linhagens, a raça encontra-se hoje difundida em todo o território brasileiro.

Aptidões

O Simental é uma raça de dupla aptidão, bom para produção de carne e para produção de leite. Tem precocidade produtiva e reprodutiva, além da precocidade de crescimento, que é o que mais chama atenção nesta raça.

Foi a primeira raça utilizada para Transferência e Bi-Partição de Embriões, Fecundação in Vitro e também, o primeiro clone produzido no Brasil.

Possui uma carne macia e marmorizada com gordura entremeada às fibras.

O leite possui o maior teor de sólidos totais além de apresentar um baixo número de células somáticas.

No Brasil, é mais utilizada para cruzamentos, principalmente com zebus, trazendo adaptabilidade, vigor e habilidade materna.