BIO Curiosidades

Rhesus

Lista do conteúdo

No poste de hoje falar sobre Rhesus.

Características

É considerado pelos hindus um animal sagrado.
Chega a 90 cm no total, sendo 30cm de cauda. Apresenta pelagem cinzenta e seu nome científico é Macaca Mullata.
A fêmea distingue-se dos machos logo a primeira vista, pela posição da cauda, que nos machos é curvada.

O poder dos franzinos entre os macacos

É a fêmea mais nova da família que geralmente tem maior status em um grupo de macacos reso, que habitam diferentes partes da Ásia.

Quando uma fêmea nova chega à maturidade, aos quatro ou cinco anos, pode elevar-se na escala social com relação às suas irmãs mais velhas, ficando, porém, abaixo de sua mãe.

correndo-mae-rezo

Isto porque, sempre que duas irmãs entram em disputa, em geral por comida, a mãe e as irmãs mais velhas invariavelmente defendem a mais nova do casal, talvez por ela ser menor e menos capaz de defender-se.
Essa proteção afasta as fêmeas mais novas das regras normais de domínio, já que a força bruta, que é o fator determinante, não se aplica mais. Portanto, a fêmea mais nova tem vantagem sobre suas irmãs mais velhas até entrar em disputa com uma irmã mais nova que ela própria.

macaco-rezo

Os bandos, pouco numerosos, possuem territórios definidos. Sua dieta consta de frutos, sementes e insetos. Frequentemente descem ao solo em busca de alimento. As lutas entre os indivíduos de um mesmo bando e entre os membros de grupos sociais distintos são frequentes e animadas por grande gritaria. Facilmente excitáveis, os rhesus encolerizam-se por qualquer motivo.

Macacos estragam roupas que secam nos telhados

As florestas tropicais que vão do Afeganistão ao rio Yang-Tsé, na China, abrigam a maioria dos macacos rhesus. Lá, sem grande esforço, eles vivem de frutas, insetos, plantas e pequenos animais. Mas, na índia, alguns macacos reso trocaram a floresta pela cidade, onde encontrar uma refeição é mais complicado.
No noroeste da cidade indiana de Varanasi, eles habituaram-se a roubar. Quando vêem roupas secando nos telhados, saltam e pegam a vestimenta, preferindo as que têm botões, e começam a arrancá-los com a boca. Segundo mostra a experiência, perseguir esses macacos só serviria para eles fugirem com as peças de roupa. O melhor é lhes jogar comida, para eles pegarem e saírem correndo.

Em alguns templos dedicados ao deus macaco Hanuman, os símios não têm que procurar comida pois são reverentemente alimentados pelos sacerdotes. Mas em outros templos, eles se tornaram ladrões habilidosos; saltam por trás das pilastras e atacam um fiel desprevenido com alguma oferenda comestível, como um bolo ou um àapatti, pão em formato de panqueca. Derrubam a oferenda da mão do devoto, enchem a boca com o que conseguem pegar e fogem. Os astutos macacos geralmente escolhem mulheres e crianças como vítimas, possivelmente por serem mais fáceis de roubar.

Como acontece com o langur, o rhesus é considerado pelos hindus um animal sagrado.
De porte médio, o rhesus alcança 90 cm de comprimento total, sendo 30 cm de cauda.

Sua pelagem é cinzenta.

maca018

Ocorre na Ásia, desde o Afeganistão até a China, e seu nome científico é Macaca mulatta.

Os hindus manifestam veneração pelos macacos, cercando-os de atenções e de cuidados. Demonstrando grande estima pelos animais em geral, inclusive as serpentes peçonhentas, protegem-nos e nunca os maltratam. Fazem, por sentimento religioso e por amor à natureza, o que em outros países só se consegue por força de lei.

É inevitável para o viajante, na Índia, o encontro com bandos de rhesus. É praticamente impossível cultivar um jardim ou plantar uma roça sem atraí-los imediatamente e sem sofrer suas pilhagens.

Os próprios guardas encarregados de sua proteção não conseguem controlá-los. Afugentados de um lado, os macacos surgem em outro, a despeito de espantalhos e outros recursos utilizados na tentativa de proteger as culturas.

É fácil saber qual é a fêmea e qual é o macho, pela posição do rabo.
Os machos tem o rabo enrolado, erguido e as fêmeas tem o rabo abaixado.

Os rhesus são animais maciços e robustos. A região dorsal é coberta por densa pelagem de coloração esverdeada. Os pêlos do ventre são curtos. De face, orelhas e mãos acobreados, exibem um tom vermelho-vivo nos calos ciáticos.

De temperamento irascivel e agressivo, constituem uma praga para os agricultores, por atacarem as lavouras.

macacos019

Em 1939 foi isolado o fator Rh do sangue.
Desde então, os rhesus prestaram mais serviços à ciência do que qualquer outro macaco, compensando as atribulações que causam aos lavradores hindus.

macaco_refletido
Excelente nadador, não hesita em mergulhar, quando atacado.