Puma ou Leão da Montanha também conhecido por cougar, jaguaruna, suçuarana,leão-baio, onça-parda e onça-vermelha.
É um mamífero da família felídeos nativo das Américas.
A vida solitária de um puma
Tenso e alerta o puma agacha-se nos arbustos de uma floresta das montanhas da América do Norte. Um veado comendo grama aproxima-se, preocupado com o perigo mas sem saber da ameaça furtiva.
Quando o veado está a cerca de seis metros de distância, o felino surge das sombras, joga-o no chão e dá-lhe uma dentada mortal.
O puma — o maior felino da América — caça sozinho, como a maioria dos felinos. Ele tocaia pequenos mamíferos em todos os tipos de terreno, do Canadá à Patagônia.
Sua estratégia de esconder-se até chegar bem perto para abater sua vítima funciona melhor se ele estiver sozinho. Os pumas evitam a companhia dos da sua espécie.
Cada felino tem seu próprio território, onde os sinais de “entrada proibida” são demarcados com urina, excrementos, arranhões e secreções da glândula anal espalhadas nas árvores. Apesar do tamanho dessas áreas ser variável, são sempre grandes o suficiente para proverem ao felino comida e abrigo. Seu território de verão, por exemplo, pode chegar a 300km.
Onde as presas são abundantes as áreas individuais podem coincidir, às vezes completamente. Os felinos que dividem um território evitam-se, preferindo não brigar porque precisam manter-se em forma para sua sobrevivência.
Na estação de acasalamento os encontros são necessários, e os sinais usados para proibir a entrada de outros pumas podem também anunciar aos machos da área que uma fêmea está no cio. Portanto, quando ela está receptiva ao acasalamento, esses sinais podem levar a um curto período de socialização.
Apresentam reprodução sexuada e vivípara.
Os leões fogem à regra dos felinos solitários. Eles vivem em bandos nas pradarias africanas, ajudando uns aos outros a criar os filhotes e cooperando na caça de animais grandes, como os búfalos, encontrados em abundância nas planícies.
O leão da montanha é territorial e vive em pequenos grupos. Os tamanhos dos território individuais dependem do terreno, vegetação, e abundância de presas.
Snagglepuss era um desenho animado de televisão que ficou conhecido no Brasil como Leão da Montanha, criado e produzido pela Hanna-Barbera Productions, contando as aventuras de um leão cor-de-rosa antropomórfico, que adorava dizer frases engraçadas e muito criativas.
Ele nasce no fim da primavera, num caramanchão natural, todo cercado por espessa vegetação.
Tem um ou dois irmãos, no máximo três, e todos disputam o leite materno, desde os primeiros momentos de vida, guiados só pelo faro aguçado, pois ainda nem abriram os olhos. Mas depois de duas semanas já atinge o tamanho de um gato, todo pintado em sua primeira pelagem.
É um período precário na vida do puma.
Nas andanças em busca de comida, a mãe pode ser abatida a tiros porque, embora não ataque o homem, raramente é poupada pelos caçadores. E, se algum perigo ameaçar o esconderijo, os pais batem em retirada e abandonam a ninhada, pois, ao contrário de tantos outros animais, o puma nunca assume grandes riscos em defesa da prole ameaçada.
Mas, se sobreviver aos primeiros meses de dependência materna, o filhote tem mais chance de crescer.
Aprende a caçar, principalmente à noite, quando os prados e bosques são percorridos por pequenos mamíferos e aves. As emas, principalmente, são presas de pouca resistência e carne farta, mas há também quatis, pacas, veados e pequenos roedores.