BIO Curiosidades

Leopardos

Lista do conteúdo

Os Leopardos são Mamífero carnívoro, de corpo robusto, mede entre 90 cm de altura, 1,50 m de comprimento, sem incluir a cauda (1 metro de cauda). As patas são curtas em comparação ao corpo. Pesam cerca de 80 kg.

leopardo

Filhotes

O tempo de gestação é de 90 a 105 dias, nascendo de 2 a 4 filhotes. O filhote do leopardo têm o pêlo claro, quase bege e branco, e na fase em que está deixando de mamar, e ainda não aprendeu a caçar bem, um leopardo com fome devora até insetos.

Além de proteção e alimento, as crias recebem da mãe o treinamento para futuras cacadas.

leopardo 2

Os leopardos protegem sua comida contra hienas e outros animais que se alimentam de carniça, arrastando-a para uma forquilha no alto da árvore.

Puxar do solo um antílope que pesa quase tanto quanto ele mesmo, a uma altura de 9m, exige um bocado de força.

Os leopardos têm as pernas e os músculos do pescoço fortes, mas mesmo assim o esforço esgota-os, fazendo com que sempre tenham que descansar por uma meia hora antes de comer.

A carcaça armazenada pode durar dois ou três dias.

Em média, pesa apenas 55 quilos, mede uns 2 metros de comprimento e 75 centímetros de altura, embora haja exemplares maiores. Mas a ferocidade, a camuflagem do pêlo e a surpresa de seus botes fazem do bicho um dos mais eficientes caçadores dos bosques, savanas e estepes da Ásia e da África. Além disso, o leopardo caça a qualquer hora (embora prefira a noite), em qualquer tipo de terreno. É tão ágil no solo quanto no alto das árvores e mesmo dentro da água; ao contrário de outros felinos, não receia nadar.

leopardo2

Leopardos levam presas mortas para o alto das árvores, onde outros predadores não possam achá-las: uma demonstração da força de seus dentes e mandíbulas.

Pelagem

É provido de uma pelagem densa de cor amarelada, salpicada de pintas escuras (manchas laranja, contornadas de preto) em forma de rosetas.

O tamanho e a forma das manchas variam muito, de modo que não se encontra dois leopardos com a mesma pele.

Nem todos os leopardos são pintados. Há espécies de pêlo amarelo-fulvo, como o dos leões, e também leopardos inteiramente pretos.

Quando ataca em campo aberto, o leopardo rasteja contra o vento, oculto pelo capim seco, que se confunde com a cor de seu pêlo. Assim, a presa não pode nem farejar e nem enxergar sua aproximação

Suas garras são anormalmente longas para os carnívoros. Muito afiadas, constituem, juntamente com os dentes, perigosas armas de ataque e defesa. Suas patas, de forte musculatura, podem, de um só golpe, estripar uma girafa ou um antílope.

Como vive em ambientes muito diversos, a alimentação do leopardo é também muito variada. Mas, em geral, suas presas são animais de tamanho médio como antílopes, cervos e macacos.

O leopardo salta, escala troncos e passa a maior parte do tempo no topo das árvores, descansando, dormindo ou comendo.

Ele mergulha e nada; sobre pedras soltas ou folhas secas, movimentam-se sem fazer ruído. De repente, salta no ar e cai a metros de distância, sobre sua vítima.

O leopardo às vezes não consegue comer a caça inteira, como um impala. Então esconde os restos no galho de uma árvore, fora do alcance de rivais famintos como as hienas.