BIO Curiosidades

Indri

Lista do conteúdo

O indri chamam a atenção pela cabeça volumosa, mas achatada, os olhos e orelhas pequenos, os membros posteriores muito mais longos que os anteriores, e a pelagem sedosa. Todas as formas são essencialmente arborícolas.

indri

 Os Indrídeos

Os Indrídeos compreendem Prossímios de tamanho médio e grande. Três gêneros são reconhecidos: Avahi, Propithecus, e Indrí, com um total de quatro espécies e doze subespécies, todas restritas a Madagascar.

Os Indrídeos são estreitamente relacionados com os Lemurídeos.

O seguinte quadro resume suas características:

• Tamanho médio ou grande.

• Dentição constituída por oito incisivos, dois caninos superiores, oito pré-molares e doze molares.

• Membros posteriores mais longos que os anteriores, adaptados ao salto.

• Polegar reduzido, raramente oponível.

O indri

Indri significa “olhe aí”.

É o maior dos Prossímios, com 70 cm de comprimento e mais 30 de cauda. Apenas uma espécie existe, nas florestas úmidas da costa oriental de Madagascar, sendo encontrado desde o nível do mar até 1.800 m de altitude.

Pode ser facilmente reconhecido pela coloração da pelagem, densa e sedosa, onde se destacam, sobre um fundo branco, o focinho, o alto da cabeça, as espáduas, os antebraços, a superfície ventral das coxas, e as mãos e pés, que são castanho-escuros.

A cauda é grossa e peluda.

A cabeça é pequena, em relação ao corpo, com o focinho proeminente.

Os membros posteriores são mais longos que os anteriores. Possuem mãos e pés longos, com o terceiro, quarto e quinto dedos e artelhos unidos por uma membrana até à altura da primeira junta.

Os olhos e as orelhas são de tamanho reduzido. Um grande saco laringiano abre-se na região posterior da traquéia.

Em seu habitat natural, é mais ouvido que visto. Vive em pequenos grupos familiares, de dois a quatro indivíduos. Com frequência emitem uivos, com o auxílio dos sacos laringianos. Logo, todos os indivíduos do bando uivam em coro, sendo respondidos pelos membros de outros grupos das redondezas.

Raríssimas vezes são vistos em jardins zoológicos, suportando mal o cativeiro, mesmo em Madagascar.

O indri tem hábitos diurnos. Sobe nas árvores, agarrando-se com as mãos e impelindo o tronco, mantido em posição vertical, com curtos impulsos das longas pernas, que atuam ao mesmo tempo ou alternadamente.

É basicamente vegetariano.

Os indris passam quase toda a vida nas copas de árvores das florestas de Madagascar, onde grupos familiares defendem seus territórios com altos berros repetidos até sete vezes por dia. Eles também têm um código de alarme, que distingue os predadores aéreos dos terrestres.

indri

Silacas

Os Silacas (Propithecus) são indrídeos de hábitos diurnos, gregários e vegetarianos.

Vivem nas florestas de Madagascar e distinguem-se de seus parentes Indris pela cauda longa.

Outros macacos:

suricata, lemure, gálago, aiai, gorila, orangotango, sagui