BIO Curiosidades

Hiena

Lista do conteúdo

Hoje vamos falar sobre Hiena.

Há fortes vínculos entre animais que vivem em grupos, mas os laços entre mães e filhotes são de uma categoria especial.

hiena

Por que as hienas às vezes precisam ficar sozinhas

As hienas manchadas das planícies africanas fazem quase tudo em bandos. Porém, as fêmeas dão à luz sozinhas, permanecendo longe do clã por cerca de uma semana, até levarem o filhote ao covil coletivo.

Para os animais sociais este é um comportamento enigmático, mas as fêmeas dão à luz sozinhas para que os machos adultos não comam seus filhotes.

Outro motivo é que mãe e filhote precisam de um tempo para se conhecerem, pois para as hienas pintadas é fundamental que haja uma forte ligação entre os dois.

Todas as fêmeas do bando dão à luz, e o status do filhote no bando depende da hierarquia da mãe no grupo.

Apresentam reprodução sexuada e vivípara.

hiena 2

Cuidar da família é uma tarefa dura. As hienas amamentam seus filhotes durante dezoito meses. Para produzir a grande quantidade de leite necessária, ela tem de comer muito durante as matanças do bando. Ela luta ferozmente por sua cota e volta para os filhotes no covil comunitário. Em um ano, uma fêmea lactante anda cerca de 6.500km, entre sair para se alimentar e voltar para os filhotes.

Como criar uma família requer muita energia, a hiena geralmente tem dois filhotes por ninhada. Nenhuma fêmea do bando gasta energia para alimentar filhotes alheios ou dar-lhes seu status social arduamente alcançado. Quando a hiena vai alimentar os filhotes, ela os chama com um berro que somente eles reconhecem e, como resposta, saem berrando em sua direção.

Os laços entre os filhotes de hiena manchada e sua mãe são fortes e exclusivos. Ela os alimenta durante dezoito meses. Se não conhecesse seus filhotes, acabaria alimentando filhotes mais fortes de outra fêmea.

hiena 3

As hienas dependem tanto de seu focinho sensível quanto dos ganidos, uivos, resmungos e risadas para se comunicarem em sua complexa sociedade de clãs.

A superfície das membranas nasais da hiena é 50 vezes maior que a humana, o que lhe dá uma sensibilidade ao cheiro que permite uma comunicação próxima à da linguagem humana.

De um único resíduo de urina, a hiena pode saber que tipo de animal a deixou, mesmo que esse resíduo tenha sido deixado há várias horas. E se a urina foi deixada por um elemento do seu clã, ela pode saber quem foi.

Quando os membros de um clã partem em busca de comida à noite, desprendem muitos traços odoríferos de sua presença. Defecam em latrinas comunais especiais e, ao chegarem nos limites de seu território, soltam uma substância de cheiro forte das glândulas que ficam sob a cauda. Também esfregam as patas traseiras na grama para deixarem traços odoríferos. As hienas cheiram constantemente o terreno à procura de odores — os membros de clãs rivais os sentem, compreendem a informação codificada no cheiro uns dos outros e agem de acordo.

As hienas também usam as narinas para coordenar a caçada. Assim como as equipes esportivas às vezes juntam-se antes de uma partida para discutir as táticas de último minuto, o grupo de hienas reúne-se num ponto de encontro regular antes de partir para a caça. Elas passam algum tempo cheirando-se, talvez para conferir quais estão presentes e organizar sinais de cheiro, que têm um papel essencial na regulamentação e definição de suas funções na caçada.

hiena 4

Nas planícies da África e da Ásia, as hienas são dos animais mais eficientes para se alimentarem de carniça.

Os músculos de sua mandíbula são tão fortes que podem esmagar facilmente os ossos, e seu estômago pode digerir pele e ossos – com isso, aproveitam ao máximo o alimento da carcaça.

Elas regurgitam chifres, cascos e pêlos em forma de bolinhas. As hienas têm uma boa visão noturna e um olfato muito apurado, pelo menos 50 vezes mais que o do homem, e farejam a carniça facilmente.

Embora as hienas sejam bastante conhecidas por comerem carniça, também caçam regularmente, de preferência à noite, encontrando a presa através de seu olfato aguçado. Caçam sozinhas ou em bando.

Na África, ao sul do Saara, as hienas-manchadas (a maior das quatro espécies de hienas) caçam e matam mais animais do que procuram por carniça. As adultas têm força suficiente para dominar sozinhas um gnu duas vezes mais pesado que elas.