BIO Curiosidades

Sicofanta

Lista do conteúdo

Sicofanta

Classe: Insetos – Ordem: Coleópteros – Família: Carabídeos – Gênero e espécie: Calosoma sycophanta

Sicofanta

As lagartas vão caminhando em coluna de um, como em procissão, e por isso são chamadas processionárias. Precisam comer muito, para armazenarem bastante energia, pois em pouco tempo será chegada a hora de se encerrarem num casulo, de onde sairão mais tarde como mariposas. É o ciclo normal da vida de todas as borboletas.

Mas, enquanto caminham em busca de folhas verdes as processionárias correm o perigo de encontrar o sicofanta. Quando um grupo de sicofantas encontra a fila de processionárias nenhuma lagarta escapa aos sicofantas.

Nas lavouras onde as lagartas danificam as árvores, o homem às vezes cria o sicofanta, só para que ele extermine as lagartas. Em geral, os resultados são tão eficazes, que alguns países chegam a importar sicofantas.

O sicofanta, como todos os besouros, passa por metamorfose. Dos ovos que a fêmea põe dentro da terra, saem larvas depois de umas duas semanas.

As larvas caçam e comem durante uns vinte dias, depois se metem na terra outra vez.

Na terra ele está em forma de crisálida. Levará ainda mais duas semanas para que da crisálida vire um sicofanta adulto.

Sicofanta

Embora menor do que as lagartas que ele persegue, o sicofanta é mais ágil, mais forte e bem mais armado. Ele ataca pela frente e morde a cabeça. Nem chega a haver luta.

A maior dificuldade do sicofantaé localizar as lagartas.

Cada sicofanta é capaz de devorar, em média, umas 450 processionárias, durante o verão. A média é de umas cinco lagartas por dia.

A fêmea do sicofanta deposita seus ovos na terra, em um pequeno buraco cavado perto de uma raiz.