BIO Curiosidades

Moscas

Lista do conteúdo

Hoje vamos falar sobre as moscas.

Em algumas criaturas, paladar e olfato se justapõem e elas são tão sensíveis a determinadas substâncias químicas que podem detectá-las no ar em quantidades mínimas.

As moscas varejeiras são 200 vezes mais sensíveis à presença do açúcar que os seres humanos e elas podem sentir que alguma coisa é doce sem tocá-la.
Mas os insetos também precisam do paladar para identificar o que é comida do que não é. Muitos têm células sensíveis ao paladar localizadas em volta da boca e outros têm sensores nos pés que lhes permitem identificar a superfície onde estão.

As moscas pousam em tudo que é fedido e sujo, em todos os “cocôs” , estrumes e porcarias que encontrar pela frente.
É assim que elas se alimentam.

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Hexapoda
Classe: Insecta
Ordem: Diptera

Mas também é assim que contaminam tudo por onde andam.
Pisa num cocô de vaca, depois pisa na sua comida – resultado, está comendo cocô de vaca por tabelinha…rs

Se perto de sua casa existem muitas moscas, tente descobrir por que elas estão lá (pode ser lixo, banhado, animais ou outras coisas que estejam próximas à casa), elimine o que as atrai, e elas irão embora.

Caso não seja possível, chame uma detetizadora de sua confiança, e faça a detetização da casa, pátio e arredores (onde for possível) .

Um outro modo de protejer as casas é por meio de telas de proteção contra insetos.

mosca bombardeira
mosca
Berne
A mosca de berne sul americana não põe ovos diretamente no hospedeiro, a fêmea pega uma mosca que se alimenta de sangue e põe ovos no seu abdômen. Enquanto ela se alimenta, os ovos vão se abrindo e as larvas alojam-se na pele do hospedeiro.A larva da mosca é conhecida como berne, esse bichinho da foto ao lado.

mosca casulo

mosca-bombardeira

Mosca-bombardeira

As moscas-bombardeiras são outro grupo de insetos tipo cuco. Elas deixam seus ovos com as abelhas com ninho no solo (como as mamangavas) mas, para evitar qualquer briga com o hospedeiro, põem seus ovos sem entrar no ninho.

Os ninhos das abelhas têm túneis com entrada vertical, e a mosca-bombardeira voa por cima da entrada e joga lá vários ovos.

A exatidão da pontaria das bombardeiras é incrível. Seus ovos descem pelo túnel e vão pousar perto da massa de pólen que a abelha juntou cuidadosamente para alimentar suas próprias larvas.

Essas larvas comem o pólen, e os filhotes da mosca-bombardeira, comem as larvas gordas.

mosca-zangao

As aparências enganam

Para não se transformarem em refeição, muitos animais imitam o comportamento e as cores alarmantes de espécies perigosas.
Fingir ser predador pode salvar vidas

pássaro picado por uma abelha fica traumatizado com a experiência e evita chegar perto de qualquer outra abelha — ou qualquer outro inseto parecido. Dessa forma, a mosca-zangão, uma espécie de moscardo, consegue enganar os pássaros porque assemelha-se muito a uma abelha.

veja mais sobre isso

moscardo

Mas não engana todos os pássaros. Os papa-moscas pintados comem as moscas-zangões sem nem ao menos retirar os ferrões, como fariam com qualquer abelha.

Alguns animais não apenas se parecem com espécies perigosas, como agem como tal. Ô besouro-vespa, além de ter as cores alarmantes de uma vespa, imita seu comportamento “atarefado”, zunindo pelas folhas. Até no voo ele imita o padrão da vespa.

Muitas mariposas imitam a aparência e o comportamento de vespas, até mesmo zumbindo enquanto voam.

veja mais sobre isso

mosca briga

Laphria SP

Díptero de tamanho avantajado (se comparado à abelha que está na mesma foto).

Mosca Tsé-tsé

Na foto ao lado, uma fêmea da mosca tsé-tsé dando à luz sua enorme larva.
A tsé-tsé é uma mosca africana que amamenta suas crias, se alimenta de sangue e transmite a doença do sono.
Até hoje, os enormes esforços para erradicá-la foram infrutíferos, embora as fêmeas gerem apenas uma larva por vez e apenas umas dez vezes ao longo de seus seis meses de vida.
Sua larva (quase tão grande quanto ela ) é cercada de tantos cuidados, que a maioria sobrevive.
A larva tem início como um ovo fecundado dentro da bolsa da mãe, alimentado por um fluido especial liberado por uma teta na parede da bolsa materna (dentro da barriga). A larva em crescimento respira através de um par de tubos que se projeta pela abertura genital da mãe e, quando finalmente nasce, já está pronta para se tornar adulta.

mosca-escorpiao

Mosca-escorpião

As moscas-escorpiões geralmente oferecem algum tipo de presente, quando pretendem seduzir a fêmea para acasalar – neste caso uma nutritiva bola de saliva regurgitada.

mosca 2

Mosca amarela

É comum encontrar no remo animal o uso de odores químicos, chamados feromônios, para atrair um parceiro.
O acasalamento de moscas caseiras, por exemplo, dura cerca de uma hora, mas o esperma é transferido nos primeiros dez minutos. Durante os 50 minutos restantes, o macho passa um fluído para a fêmea, que fará com que ela não fique receptiva por várias horas a nenhum outro macho, pra que os ovos sejam fecundados apenas pelo seu esperma.

A mosca amarela de esterco fêmea coloca seus ovos em estrumes de vaca. Os machos dessa espécie sabem disso e ficam perto do local onde a fêmea irá pousar, aumentando assim suas chances de acasalar. As chances de o macho saber se foi ele que fecundou um específico lote de ovos podem ser razoáveis, se ele conseguir acasalar com uma fêmea virgem e ficar preso a ela até ela colocar seus ovos.
Entretanto, como o macho das moscas de esterco não enxerga bem, poderá agarrar qualquer coisa. Se, por acaso, agarrar um outro macho, ele o largará após uma pequena briga. Mas, se for uma fêmea, ficará seguro nela, mesmo que outro macho tente separá-los. Nesse caso, o tamanho determina tudo, pois o macho maior terá mais chances de proteger-se contra outros machos e manter a fêmea para ele.
Mesmo as fêmeas que já foram fecundadas são motivo de briga. Pois, apesar do curto intervalo entre o acasalamento e a fecundação, o último macho a acasalar antes de os ovos serem colocados terá a certeza de ter sido o responsável pela fecundação da maioria deles.
Toda essa competição garante que os machos mais fortes serão pais da maior parte dos filhotes, porém nem sempre as fêmeas são beneficiadas com isso. Na briga pela sua posse, muitas vezes elas são pisoteadas.

mosca a

Essa mosca foi fotografada na beirada da janela, em Copacabana – Rio.

moscaa

mosca balao

Mosca-balão

Os machos das moscas-balão tentam impressionar as companheiras com presentes. Eles alimentam-se de néctar e gastam uma quantidade enorme de energia transformando esse néctar em fios de seda, produzidos a partir de uma glândula anal. Os machos tecem essa seda no formato de um enorme balão vazio, um presente para a fêmea.

Eles congregam-se em grupos para fazer uma demonstração, cada qual carregando seu balão com as patas para tentar atrair uma fêmea.

A fêmea desejada aceitará o presente e, durante o acasalamento, ficará entretida com ele. Depois deixa o presente de lado, e as vezes o macho até usa para conquistar outra fêmea.

mosca bando

Moscas-das-frutas

As asas das moscas-das-frutas medem, cada uma, apenas l,5mm de comprimento. A mosca macho vibra uma ou ambas as asas para emitir uma série de sons de baixa frequência.
Esses sons são inaudíveis ao ouvido humano e têm um alcance inferior a lOmm, mas transmitem todos os tipos de informação. Os machos entoam cantos de galanteio e cada vibração da asa é pontuada por intervalos.
É especialmente eficazl para a fêmea poder saber se o macho é ou não da sua espécie. Às vezes os machos e as fêmeas entoam um dueto durante o período do cortejo. Trata-se de outro teste para distinguir as moscas e garantir que seus parceiros são adequados.

mosca verde

mosca verde

As vezes, a mosca acaba virando almoço de outros insetos, como no caso das fotos ao lado e abaixo.

Revendo essas fotos, fiquei na dúvida se ela está mesmo se alimentando ou se está colocando ovos dentro da outra…

mosca comendo