BIO Curiosidades

Bicho-Pau

Lista do conteúdo

Bicho-Pau

Classe: Insetos

Ordem: Ortópteros

Família: Fasmideos

Várias espécies diferentes.

Você olha, e olha, mas não vê. Mas a plaquinha, no insetário diz que ali estão vários insetos de um bom tamanho. Mas onde?

Depois de um tempo procurando você consegue ver um pequeno movimento, e identiffica um deles…e aí logo encontra os outros.

Se fosse na natureza, jamais teria reparado nele ali, quietinho.

Além de ser muito parecido mesmo com um ramo seco, comporta-se como um ramo seco. Fica paradinho (estátua mesmo) enquanto pode ser visto. Só se move quando está na sobra, ou no escuro.

Até mesmo as espécies noturnas, se você iluminar com uma lanterna por exemplo, ele fica imóvel.

Dá pra entender as estórias de contos de fadas sobre “árvores encantadas”, afinal quem sabe a que tamanho podem chegar numa floresta que tenha pouca ou nenhuma interferência humana.

Essa característica que os faz tão especial, chama-se mimetismo, e serve para que não sejam vistos por quem quer caçá-los e nem por quem eles querem caçar.

Alguns sapos se parecem com folhas, o leão é da cor da savana (aquele gramado alto bege) onde ele se esconde, algumas aranhas parecem com formigas, e moscas parecem abelhas.

Alguns insetos parecem folhas, e este parece com galhinhos (nem tão pequenos assim).

Bicho-Pau

Esses da foto acima (sim são dois), foram fotografados no Instituto Butantan, em São Paulo e tinham na época o tamanho do meu anteraço mais ou menos.

Bicho-Pau

Essa foto foi feita meia hora depois, e eles estavam praticamente na mesma posição.

Bicho-Pau

Este acima foi fotografado no insetário de Nova Orleans (EUA), e faz parte da coleção de insetos (mortos). Mas facilita para ver como eles são.

Bicho-Pau

Este bicho-pau acima foi fotografado também no insetário de Nova Orleans, é pouco maior do que uma folha (veja sob as patas dele) e é de uma espécie diferente dos anteriores. Repare a cabeça dele como é diferente.

Bicho-Pau

O bicho-pau da foto acima foi fotografado no insetário do Zoológico de Berlim, que fica no mesmo prédio do aquário.

É de espécie diferente dos dois anteriorese tinha mais ou menos uns 30cm.

Bicho-Pau

No detalhe, a cabeça e a patinha do bicho-pau.

Bicho-Pau

Aqui ele está colado no vidro, e a parte de baixo dele, também parece um graveto.