BIO Curiosidades

Macaco-japonês

Lista do conteúdo

O macaco-japonês (Macaca fuscata) é um macaco da família dos cercopitecídeos, que só existe no sul do Japão. Vive nas florestas das montanhas, onde é bastante frio.

macaco -apones

Características Macaco-japonês

Uma macaca japonesa amamenta o filhote durante um ano. Os laços que unem mães e filhas duram até a fase adulta, mas os filhos deixam a família quando seu crescimento está completo.

Status

Em muitas espécies, a emigração coincide com a adolescência, e o abandono da família reduz as chances de endogamia. Os cruzamentos endogâmicos podem resultar em genes defeituosos.

Por outro lado, os jovens que permanecem com o grupo no qual nasceram dependem muito do status da mãe para garantir sua qualidade de vida. A mãe dominante intervém em favor dos filhos para garantir o lugar deles na hierarquia.

Esse jovens privilegiados têm acesso aos melhores locais para se alimentarem e, quando há perigo, ficam com os locais mais seguros. Os filhotes protegidos crescem mais rápido e ficam maiores, e sofrem muito menos pressão do que seus primos menos privilegiados. Mesmo se a mãe morrer, eles provavelmente ficarão em melhores condições que seus rivais, podendo manter seu status mesmo sem o apoio dela.

macaco-japones

Vingança de macacos

A vingança não é exclusiva dos seres humanos, conforme mostram às vezes os macacos japoneses. Quando um macaco é vencido num encontro agressivo com um indivíduo mais dominante do grupo, desconta essa frustração em um animal menor e mais fraco. Mas a escolha da vítima não é feita a mesmo. Invariavelmente é atacado um parente jovem e vulnerável do agressor.

Mas atingir parentes menos poderosos de um animal dominante é uma forma arriscada de retaliação, podendo resultar numa agressão em escala ao animal agressor.

Um macaco vingativo, portanto, em geral pede ajuda a seu grupo familiar. Eles querem que o animal dominante assista ao ataque de vingança, para que ele saiba o motivo de aquilo estar acontecendo.

Esse tipo de retaliação pode ser uma forma sutil de manipulação dos poderosos pelos fracos, na esperança de que em encontros posteriores o macaco dominante seja menos agressivo com eles.

macaco-japones

macaco-japonês

Macaco-Japonês: Aprendendo uns com os outros

Antes de comerem batatas doces, os macacos japoneses lavam-nas no lago, uma técnica que aprenderam com outro membro do grupo.

Macacos japoneses aprendem um com o outro

Em 1956, os biólogos que trabalhavam na ilha de Koshima, no Pacífico, deixavam batatas doces na areia da praia para atrair um srupo de macacos japoneses para tora da mata.

Um ano depois, um dos membros do grupo, uma fêmea jovem que os biólogos chamavam de Imo, decidiu lavar uma batata antes de comê-la. Até então essa espécie de macacos comia batatas com areia. Imo andou até o lago, mergulhou a batata na água e esfregou-a com a outra mão.

Ao descobrir que isso melhorava o gosto da batata doce, ela passou a lavá-la sempre, sendo imitada um mês depois por outro companheiro.

Quatro meses mais tarde, a mãe de Imo também adquiriu esse hábito, e com o tempo todo o grupo lavava as batatas para comê-las.

As descobertas de Imo não pararam por aí. Além das batatas doces, os biólogos também jogavam grãos de arroz na areia, que eram apanhados um a um. Mas esse processo era lento, e Imo decidiu criar uma técnica. Começou a levar punhados de grãos misturados com areia para o lago. À medida que a areia afundava, ela catava os grãos que ficavam boiando na superfície da água.

Curiosos, inteligentes e brincalhões, os macacos japoneses têm interesse em experimentar e aprendem rapidamente. Antes de completarem um ano, já conhecem quase todas as coisas à sua volta que servem para comer. Eles experimentam restos de alimentos que caem no colo da mãe enquanto ela come, e pegam pedaços de comida de sua boca com as mãos. Mas os filhotes também aprendem com outros da sua idade e, em geral, são os jovens que descobrem novos alimentos. Doces não fazem parte da sua dieta natural, mas desde que eles entraram em contato com seres humanos, muitas vezes depararam-se com esse tipo de alimento.

macaco-japonês

 Para o macaco-japonês, aprender uns com os outros traz grandes vantagens. Os indivíduos reagem rapidamente a mudanças no seu ambiente, e o grupo todo beneficia-se quando um deles faz por acaso uma descoberta – o que não acontece entre criaturas cujo comportamento é determinado somente pelos genes.

As mães ensinam os filhotes a lidar com o alimento.