BIO Curiosidades

Jataí

Lista do conteúdo

Jataí

Também conhecida com abelha indígena e abelhinha sem ferrão. Seu nome científico é Tetragonistica angustula.

Jataí

Os meliponíneos (abelhas sem ferrão) possuem uma grande importância no ecossistema brasileiro. Essas abelhas são os principais responsáveis pela polinização da grande maioria das espécies vegetais do nosso país.

Participe do processo de criação de um santuário para a conservação das abelhas sem ferrão brasileiras.

Jataí

A abelha jataí é das espécies mais adaptáveis em relação ao local do ninho. Pode viver nas grandes e pequenas cidades, nas florestas virgens, capoeiras, cerrados, nos ocos de árvores e de paredões de pedra.

Jataí

Esse canudinho que elas constróem com cera, é a entrada do ninho, e essas abelhinhas que ficam voando em volta da entrada são as sentinelas.

Jataí

A entrada do ninho é selada a noite e só fica aberta durante o dia.

Jataí

Assim é dentro do ninho:

Jataí

Características do mel da Jataí (Tetragonisca angustula )

– líquido, com espuma superficial, aroma e sabor fortes.

– acidez :31,66

– umidade :25,1%

– sólidos solúveis :74,728%

– sólidos insolúveis :0,172%

– açúcar invertido: 61,807%

* ação dinamogênica

* ação ligeiramente aperitiva

* ação febrífuga

* ação sedativa

* suplemento alimentar

* antisséptico

* digestivo e laxativo

* diurético

* anti-anêmico

Jataí

Projeto de criação de um santuário para a conservação das abelhas sem ferrão brasileiras.

A meta é comprar uma chácara no Rio de Janeiro, e reflorestar a propriedade toda com a mata original, incluindo plantas que favoreçam as espécies de abelhinhas brasileiras (abelhas sem ferrão). O objetivo é conservação das espécies de abelhas nativas do Brasil e de outros pequenos animais que se beneficiarão desse reflorestamento. Eu estive procurando por áreas de floresta a venda, chácaras ou sítios aqui no Rio de Janeiro, e a maior parte deles foi quase ou  completamente desmatada para criação de gado.

A ideia é comprar uma área que já tenha um pouco de mata, e reflorestar o restante com plantas originais da região. A minha pesquisa sobre o assunto está bem adiantada, e terei consultoria de dois biólogos especialistas em abelhas nacionais.

Mesmo que para criação de espécie local, em mata, sem intervenção direta, não seja necessária nenhuma autorização prévia, nem ser uma reserva oficialmente, eu o farei, para garantir que futuramente não possa ser desmatado, para que  esses animais possam sobreviver ao desenvolvimento e crescimento da cidade.