BIO Curiosidades

Carpas

Lista do conteúdo

Hoje vamos falar sobre as Carpas.

Peixe de água doce de origem asiática.
Quando eu era criança, no sul do país só se encontravam carpas cinzas, que eram criadas em açudes (tipo de lagoa), nas fazendas.
Quando haviam muitas carpas, os fazendeiros próximos se reuniam e “vazavam” o açude, deixando quase toda a água escapar.

carpa
Aí entravam com balaios e recolhiam as carpas, que eram divididas entre eles.
Depois fechavam novamente o açude, que se enchia novamente de água e carpas.
Hoje encontramos carpas decorativas, vindas de fora do país.

carpa4

carpa habitat

Carpas: Habitat

Vivem em rios e represas sendo encontrados nas regiões sul e sudeste do Brasil.
Existem várias espécies de Carpa, como por exemplo: Carpa capim, Carpa comum, Carpa húngura, Carpa cabeça grande, Carpa colorida, etc.

carpas agua

Carpas: Aspecto Cultural

Tanto na cultura japonesa como chinesa, a carpa é símbolo de masculinidade. No dia 5 de maio, quando se comemora o Dia das Crianças e, particularmente, o Dia dos Meninos, as famílias erguem mastros enfeitados com carpas coloridas feitas de papel ou tecido. São os chamados “Koi-Nobori”.
Esses peixes representam o desejo da família de que seus filhos cresçam fortes e vigorosos.
Diz-se que as carpas podem nadar contra a correnteza e saltar cachoeira na época da desova e, por isso, simbolizam também perseverança e valentia.

carpa branca

Carpa por dentro

carpa_dentro

Classe dos Osteichthyes

Na era paleozóica, os osteícteos, ou peixes ósseos, viviam nas águas doces, tendo invadido mais tarde as águas marinhas. Hoje ocupam com sucesso esses dois habitais, o que pode ser confirmado pelo grande número de ordens e famílias que apresentam: mais de 20 famílias.
Os peixes pertencentes a essa ordem possuem esqueleto ósseo como os demais vertebrados, boca anterior com mandíbula articulada, nada-deiras pares e ímpares.
Possuem bexiga natatória e retiram o oxigénio da água através de pares de arcos branquiais ósseos que ficam de cada lado do corpo, cobertos pela guelra.
Esta classe de peixes pode ser agrupada em três subclasses: Sarcop-terygii, Brachiopterygii e Actinopterygii.

Actinopterígeos

A subclasse dos actinopterígeos reúne a grande maioria dos peixes atualmente encontrados.
Estes possuem esqueleto totalmente ósseo, nadadeira caudal com dois ramos iguais e narina sem comunicação com a cavidade bucal.
Agrupam-se em 26 ordens.

Ordem Cypriniformes

Compreende animais diversificados como a carpa e a tença, da família Cyprinidae, a enguia elétrica, da família Electrophoridae e os peixes-gatos da subordem Siluroidei. Os membros dessa ordem não possuem dentes nos maxilares e sim um conjunto de “dentes faríngeos” desenvolvidos na garganta.
A carpa, nativa da Ásia, é hoje encontrada no mundo inteiro.
Também em todos os oceanos estão presentes os peixes-gatos, que possuem, ao redor da boca, barbilhos sensoriais que funcionam como antenas, detectando suas presas.
A carpa é um peixe típico da ordem Cypriniformes
Nativa da Ásia, tem sido criada para alimento e ornamentação desde longa data.
Levada para a Europa no século XIII, e da Alemanha para os Estados Unidos em 1872, é encontrada hoje em todo o mundo.

Mais fotos de carpas

carpa na agua

carpas2

carpa