BIO Curiosidades

Barbeiros

Lista do conteúdo

Barbeiros

Os barbeiros são insetos comuns em áreas rurais de várias regiões do Brasil.

Existem mais de 100 espécies de barbeiros. Algumas vivem somente na mata, mas outras preferem as casas.

Geralmente pretos ou acinzentados, com manchas vermelhas, amarelas ou alaranjadas ao redor do abdômem.

Os barbeiros são hematófagos (se alimentam de sangue).

Barbeiros

Para se alimentarem, os barbeiros utilizam sua tromba, que funciona como uma agulha.

O barbeiro espeta esta tromba através da pele do animal de que ele vai se alimentar (muitas vezes uma pessoa), e por ela suga o sangue como se fosse um canudinho.

Para que suas vítimas estejam paradas ele prefere atacar quando estão dormindo, e para não acordar a vítima, a picada do barbeiro não dói, só coça um pouquinho.

O barbeiro possui, em sua saliva, uma substância que anestesia a pele no local onde introduz sua tromba, ppor isso não dói.

Os barbeiros podem ser transmissores da Doença de Chagas.

O micróbio da Doença de Chagas parece não afetar os barbeiros contaminados.

Barbeiros

Barbeiros

Um barbeiro vive em média de um a dois anos.

A fêmea coloca 100 a 200 ovos, que demoram 4 semanas para abrirem e nascerem as larvas, que alguns dias depois já vai sair à procura de sangue.

Após sugar sangue pela primeira vez, a larva sofrerá muda (perde a casca), que serve para que o inseto sofra algumas transformações e possa aumentar o seu tamanho, enquanto a nova casca ainda está mole e flexível.

O barbeiro passa ao todo por cinco mudas até atingir o estágio adulto, quando estará maior e com asas e aparelho sexual totalmente desenvolvido.

Barbeiros

Barbeiros

Barbeiros

Pra saber a diferença entre a ffêmea e o macho, procure pela presença de uma protuberância em sua extremidade traseira, o ovopositor. Se tiver ovopositor, é fêmea.

Seus inimigos naturais são algumas formigas e abelhas, alguns outros tipos de insetos predadores, galinhas, outras aves e o próprio homem.

Como se trata de um inseto que pode transmitir uma doença grave (a doença de chagas), achei que seria melhor ir buscar informações e imagens no centro nacional de referência – O Instituto Osvaldo Cruz – FIOCRUZ.

A maioria das fotos foram feitas na FIOCRUZ, com uma máquina comum, mas servem para identificar este perigoso animalzinho.

Barbeiros

Abaixo exemplos de barbeiros macho e fêmea. As diferenças mais fáceis de ver entre os dois, são que a fêmea tem o corpo mais largo e o ovopositor, uma pontinha escura (que só as fêmeas possuem), na parte de trás (na foto, fica embaixo).

Barbeiros

Barbeiros

O passeio para conhecer a FIOCRUZ, vale a pena, principalmente se for com crianças.

O museu da vida mostra muitas curiosidades, onde se pode interagir e aprender brincando (eu que sou adulta adorei).

Os funcionários são super prestativos e educados, e tem também um bondinho pra quem não quer subir andando ao castelinho (que é lindo!!!!!) .

Barbeiros

Barbeiros

Além disso, tem também microscópios, esqueletos de cetáceos, uma foto do Albert Eistein (sem fazer careta) , vários insetos, e um monte de outras coisas…

O vídeo acima mostra uma das espécies de barbeiro, e ajuda a identificar este inseto tão perigoso à nossa saúde.O vídeo ao lado mostra uma das espécies de barbeiro, e ajuda a identificar este inseto tão perigoso à nossa saúde.

Preste muita atenção aos detalhes para identificar corretamente 🙂