Gralha
Gralha é um nome comum para vários passeriformes de pequeno tamanho e membros da família Corvidae. São aparentados aos corvos e pegas; muitas espécies pertencentes ao género Corvus, embora sejam estritamente corvos, recebem o nome comum de gralhas
As gralhas são aves muito espertas, só suplantadas pelos psitacídeos (papagaios, araras e afins). Sua comunicação e bastante complexa, com gritos diferentes para cada situação.
Em cativeiro, foi registrado o uso de ferramentas.
As gralhas vivem em bandos de 4 a 15 indivíduos hierarquicamente bem organizados.
Gralha-cinzenta
Classificação científica
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Corvidae
Género: Corvus
Espécie: C. cornix
Pode ser encontrada na Europa e em parte da Asia.
Normalmente habita em zonas de bosques pouco arborizados que tenham nas suas imediações zonas que proporcionem alimentação abundante. São também bastante frequentes em campos agrícolas e parques de cidades.
Reprodução
A gralha-cinzenta vive em acasalamento permanente. O ninho pode ser feito em árvores ou arbustos de baixa altitude ou em falésias (quando área de mar), e o casal faz o ninho, trabalham juntos. fazem o ninho com ramos e raízes misturados com barro e forram por dentro com lã e crinas. Colocam de 4 a 6 ovos entre Abril e Maio.
A fêmea choca o ovo por 21 dias, ambos os pais alimentam os filhotes.
Com 31 dias os filhotes saem do ninho.
Alimentação
A gralha-cinzenta é uma ave onívora, come de aves menores, cadáveres de outros animais, pequenos mamíferos, insetos, caracóis, lagartos, rãs, vermes, frutas, cereais, bagas e resto de comida humana (nas cidades).
Gralha Azul
Classificação científica
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Corvidae
Género: Cyanocorax
Espécie: C. caeruleus
Nome binomial
Cyanocorax caeruleus
A gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) tem aproximadamente 40 cm de comprimento e logicamente é azul, mas tem penas pretas na cabeça, na parte da rente do pescoço e na parte superior do peito.
Machos e fêmeas tem a mesma plumagem e aparência (o que é bem incomum nas aves), mas a fêmea é menor.
Reprodução
No período reprodutivo que se inicia em outubro e se prolonga até março, todos os indivíduos colaboram na construção de ninhos nas partes mais altas das árvores, preferencialmente na coroa central da araucária. Fazem um ninho grande (50cm) feito de gravetos. Em média elas põe 4 ovos.
A gralha-azul e o pinheiro araucária
A gralha-azul é o principal animal disseminador da araucária (pinheiro) uma vez que, durante outono, quando as araucárias formam as pinhas (bolas cheias de sementes) elas comem essas sementes. Como todas as araucárias fazem pinhas na mesma época, e elas não conseguiriam comer todas, as gralhas azuis enterram várias, para procurar mais tarde quando as pinhas acabarem.
Acontece que a maioria do que elas enterram, não encontram novamente, e semente enterrada é semente plantada.