Hoje vamos falar sobre os Escorpiões.
Classe Arachnida
Ordem Scorpiones
Características
O escorpião possui corpo alongado, formado por um cefalotórax indiviso, articulado com o abdômen em toda a sua extensão.Tem quatro pares de pulmões.
Suas quelíceras pequenas, terminadas em pinça, dilaceram a presa.
Os pedipalpos longos terminam em tenazes com dois “dedos”, com as quais o animal pode segurar firmemente até mesmo um fio de cabelo.
O escorpião possui corpo alongado, formado por um cefalotórax indiviso, articulado com o abdômen em toda a sua extensão.
Tem quatro pares de pulmões.
Suas quelíceras pequenas, terminadas em pinça, dilaceram a presa.
Os pedipalpos longos terminam em tenazes com dois “dedos”, com as quais o animal pode segurar firmemente até mesmo um fio de cabelo.
O abdômen, constituído por doze segmentos, é dividido em duas partes: a anterior (pré-abdômen), de sete segmentos, e a posterior (cauda ou pós-abdômen), composta de cinco anéis e mais um artículo modificado, o télson.
Este abriga duas glândulas de veneno e termina num ferrão. Quando o escorpião caminha, a cauda se mantém erguida e arqueada sobre o dorso.
No cefalotórax há um glanglio nervoso (massa cefalotorácica), que se prolonga até a extremidade do abdômen.
Os órgãos dos sentidos não são muito desenvolvidos: o comportamento dos escorpiões é comandado principalmente pelas impressões tácteis transmitidas através dos pelos.
Estes se espalham por todo o corpo, sendo mais abundantes nos pedipalpos.
Os pentes, situados na superfície inferior do abdômen, também têm importante papel sensorial.
A visão é exercida por vários ocelos (olhos simples).
Dois ficam situados na parte superior da região mediana do cefalotórax, sendo auxiliados por dois a cinco ocelos laterais, próximos à margem anterior do cefalotórax. Poucos escorpiões são cegos.
Comportamento – ataque e defesa
Para os pequenos animais de que se alimenta, utiliza as tenazes. Quando é atacado por animais de seu porte ou maiores, geralmente usa o ferrão venenoso.
O veneno é expelido por dois orifícios existentes perto da extremidade do ferrão: bastante ativo em alguns escorpiões, age sobre o sistema nervoso das vítimas, provocando muitas vezes a morte por paralisia dos centros respiratórios.
Chega a matar seres humanos, principalmente crianças.
Ciclo de vida
Maturidade: os animais atingem a idade adulta após um ano e meio.
Comprimento: até 20 cm
Tempo de Vida: 3 ou 5 anos, variando conforme a espécie.
Características: Duas garras ou pinças bem desenvolvida.
Reprodução
A reprodução dos escorpiões pode ser vivípara (nascem da mãe), ovípara (nascem de ovos) e até por partenogênese (onde só é necessária a fêmea), dependendo da espécie de escorpião.
Note na foto ao lado, a fêmea está carregando filhotinhos nas costas.
Os escorpiões também se agarram às costas da mãe para ficarem protegidos. Eles nascem totalmente formados.
Enquanto são vulneráveis e não estão prontos para caçar insetos e aranhas por conta própria, mantêm-se nas costas da mãe, protegidos pelo ferrão venenoso da sua cauda.
Noctívagos
Precauções
Todos os escorpiões tem peçonha (veneno), uns mais, outros menos.
Sou muito a favor de preservar os bichinhos, mas quando se trata de família…melhor preservar a vida e a saúde da família, né.
Uma pessoa picada por escorpião deve lavar o local afetado com bastante água e sabão e ser encaminhada ao pronto socorro e se possível levar o escorpião para identificação.
A rapidez de atendimento pode significar a diferença entre a vida e a morte. Auto medicação, principalmente nesse caso pode ser muito perigoso.
Não deve amarrar ou sugar o veneno no local da picada, nem cortar, nem por borra de café, fumo ou qualquer outra coisa, que possa piorar a situação.
Escorpiões vivem em colônias, e normalmente vivem perto de onde nasceram….
Isso significa que, se eles aparecem dentro da sua casa, provavelmente estão nascendo dentro ou muito próximos a sua casa.
Com a reprodução de 90 em 90dias….e cada um vive em média 4 anos – se não tomar uma atitude logo, vai ter um problemão em alguns meses.
Escorpiões se alimentam de outros insetos, como cupins, baratas, moscas, grilos e aranhas. Se eles vem da rua pra dentro da sua casa, só pode ser atrás de comida.
Eles não atacam se não se assustarem, mas é muito fácil acontecer um acidente…pisar, sentar sobre um escorpião, calçar um sapato com ele dentro….essas coisas.
Outros cuidados:
Olhar dentro de calçados e roupas antes de usar;
Manter limpos próximo, dentro e embaixo da residência, evitando acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção;
Manter a casa sem baratas e outros insetos (sem comida, vão procurar em outro lugar);
Não colocar mãos e pés dentro de buracos, montes de pedras ou lenhas;
Usar sempre calçados e luvas nas atividades rurais ou de jardinagem;
Usar telas e vedantes em portas e janelas;
Usar ralos protetores;
Criar aves domésticas (caso tenha pátio). Elas são predadores naturais dos escorpiões;
Manter as camas a uma distância mínima de 10 cm das paredes.
SE, próximo a sua casa, ou sob ela tiverem muitos entulhos….sugiro que tire a família de casa, arme-se de botas, luvas, e uma boa dose de cuidado e tire tudo de lá.
Quando for mexer na “casa” deles, eles vão aparecer por todos os lados, e sempre tem mais do que a gente pensa que tem…
Um cuidado maior deve ser tomado com crianças e animais domésticos. Além de não compreenderem o real perigo, seu peso é menor e isso faz com que o efeito do veneno seja mais forte pra eles, e até fatal.
Pessoas idosas ou doentes também correm risco maior.
Churrasquinho de escorpião
Por mais estranho que possa parecer, muita gente se alimenta de escorpiões.
Em alguns países ele é considerado um “petisco”.
Tityus serrulatus, o escorpião assassino(da foto ao lado)
Encontrado em fósseis do período Siluriano (425-450 milhões de anos), o escorpião, como figura mística, povoa de murais religiosos e bélicos a utensílios domésticos.
Não só como agente do mal (da morte), o que é o mais freqüente, mas também colocado entre os deuses, no Zodíaco, associado ao bem.
O maior escorpião
O maior escorpião atual é o Hadogenes troglodytes, que atinge 21 cm, mas alguns espécimes do período Siluriano-Devoniano, como o Brontoscorpio anglicans, chegavam a mais de 80 cm.
No Brasil encontramos o Tityus serrulatus principalmente na Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Devido a grande expansão de distribuição nos últimos 25 anos, ele vem ocorrendo bastante em áreas de Campinas, São José dos Campos e Brasília.
História
São animais antigos e provavelmente os primeiros a habitarem a terra firme onde lhes foi muito útil a carapaça de quitina de que é formado o seu exoesqueleto e que evita a evaporação excessiva.
Surgiram no Siluriano há cerca de 350 milhões de anos atrás e os fósseis apresentam uma grande semelhança com os atuais.
A ferroada mortal do escorpião
Não se deve brincar com o escorpião.
Suas tenazes, semelhantes às da lagosta, lhe dão uma aparência ameaçadora, e sua cauda curvada carrega um veneno capaz de paralisar o coração e os músculos respiratórios de sua vítima.
Algumas espécies são mortais até para o nomem — como os escorpiões de 5 a 7,5cm de comprimento que habitam os desertos do México e Arizona, ou algumas espécies do norte da África que matam oito horas após a ferroada. Mas eles só atacam os seres humanos se forem ameaçados.
Acasalamento
Embora sejam hostis entre si, os hábitos de acasalamento são cuidadosos.
Os machos e as fêmeas seguram-se pelas tenazes, neutralizando-as, e movem-se para frente e para trás como se dançassem uma valsa, com as caudas elevadas para não atrapalhar o movimento.
Depois de algum tempo, o macho puxa a fêmea contra si, deixando cair no chão um pacote de espermatozóides, munido de ganchos e molas, ele tenta empurrar a fêmea na direção do pacote. Quando a abertura genital da fêmea está bem em cima do pacote, os ganchos prendem-se e o pacote é içado para dentro dela.
Logo depois de inseminada a fêmea vai pôr os ovos.