BIO Curiosidades

Escorpiões

Lista do conteúdo

Hoje vamos falar sobre os Escorpiões.

Classe Arachnida
Ordem Scorpiones

Características

O escorpião possui corpo alongado, formado por um cefalotórax indiviso, articulado com o abdômen em toda a sua extensão.Tem quatro pares de pulmões.
Suas quelíceras pequenas, terminadas em pinça, dilaceram a presa.

Os pedipalpos longos terminam em tenazes com dois “dedos”, com as quais o animal pode segurar firmemente até mesmo um fio de cabelo.

O escorpião possui corpo alongado, formado por um cefalotórax indiviso, articulado com o abdômen em toda a sua extensão.
Tem quatro pares de pulmões.

escorpião caracteristicas

Suas quelíceras pequenas, terminadas em pinça, dilaceram a presa.
Os pedipalpos longos terminam em tenazes com dois “dedos”, com as quais o animal pode segurar firmemente até mesmo um fio de cabelo.

O abdômen, constituído por doze segmentos, é dividido em duas partes: a anterior (pré-abdômen), de sete segmentos, e a posterior (cauda ou pós-abdômen), composta de cinco anéis e mais um artículo modificado, o télson.

Este abriga duas glândulas de veneno e termina num ferrão. Quando o escorpião caminha, a cauda se mantém erguida e arqueada sobre o dorso.
No cefalotórax há um glanglio nervoso (massa cefalotorácica), que se prolonga até a extremidade do abdômen.

Os órgãos dos sentidos não são muito desenvolvidos: o comportamento dos escorpiões é comandado principalmente pelas impressões tácteis transmitidas através dos pelos.

Estes se espalham por todo o corpo, sendo mais abundantes nos pedipalpos.
Os pentes, situados na superfície inferior do abdômen, também têm importante papel sensorial.

A visão é exercida por vários ocelos (olhos simples).
Dois ficam situados na parte superior da região mediana do cefalotórax, sendo auxiliados por dois a cinco ocelos laterais, próximos à margem anterior do cefalotórax. Poucos escorpiões são cegos.

escorpiao-dentro

Comportamento – ataque e defesa

Para os pequenos animais de que se alimenta, utiliza as tenazes. Quando é atacado por animais de seu porte ou maiores, geralmente usa o ferrão venenoso.

O veneno é expelido por dois orifícios existentes perto da extremidade do ferrão: bastante ativo em alguns escorpiões, age sobre o sistema nervoso das vítimas, provocando muitas vezes a morte por paralisia dos centros respiratórios.

Chega a matar seres humanos, principalmente crianças.

escorpiao quase pretoescorpiao negro

Ciclo de vida

Maturidade: os animais atingem a idade adulta após um ano e meio.
Comprimento: até 20 cm
Tempo de Vida: 3 ou 5 anos, variando conforme a espécie.
Características: Duas garras ou pinças bem desenvolvida.

escorpiao filhotes

Reprodução

A reprodução dos escorpiões pode ser vivípara (nascem da mãe), ovípara (nascem de ovos) e até por partenogênese (onde só é necessária a fêmea), dependendo da espécie de escorpião.

Note na foto ao lado, a fêmea está carregando filhotinhos nas costas.

escorpiao carona

Os escorpiões também se agarram às costas da mãe para ficarem protegidos. Eles nascem totalmente formados.

Enquanto são vulneráveis e não estão prontos para caçar insetos e aranhas por conta própria, mantêm-se nas costas da mãe, protegidos pelo ferrão venenoso da sua cauda.

escorpiao preto

Noctívagos

Os escorpiões são noctívagos, vivem normalmente em colónias, e em geral não se afastam muito do local onde nasceram. Passam o dia sob pedras, paus podres, folhas mortas, em pequenas covas ou nos cupinzeiros, para fugir à luz do sol.
À noite, saem em busca de alimento. Vivem de preferência em locais secos e áridos, sobretudo nos desertos. Mas também são encontrados nas regiões úmidas dos trópicos.
São animais carnívoros e de hábitos noturnos, alimentando-se principalmente de insetos e de aranhas, podendo também ocorrer o canibalismo, principalmente em cativeiro. Podem jejuar por tempo prolongado, armazenando alimento nos divertículos do hepatopâncreas.
Observações em cativeiro registram um jejum de até 23 meses.
Localizam as suas presa com o auxílio de pêlos sensoriais, as tricobotrias, que estão situadas principalmente nos palpos e que são sensíveis ao menor movimento do ar. A visão é pouco desenvolvida.

escorpiao 2

Precauções

Todos os escorpiões tem peçonha (veneno), uns mais, outros menos.
Sou muito a favor de preservar os bichinhos, mas quando se trata de família…melhor preservar a vida e a saúde da família, né.

Uma pessoa picada por escorpião deve lavar o local afetado com bastante água e sabão e ser encaminhada ao pronto socorro e se possível levar o escorpião para identificação.
A rapidez de atendimento pode significar a diferença entre a vida e a morte. Auto medicação, principalmente nesse caso pode ser muito perigoso.
Não deve amarrar ou sugar o veneno no local da picada, nem cortar, nem por borra de café, fumo ou qualquer outra coisa, que possa piorar a situação.

Escorpiões vivem em colônias, e normalmente vivem perto de onde nasceram….
Isso significa que, se eles aparecem dentro da sua casa, provavelmente estão nascendo dentro ou muito próximos a sua casa.
Com a reprodução de 90 em 90dias….e cada um vive em média 4 anos – se não tomar uma atitude logo, vai ter um problemão em alguns meses.

Escorpiões se alimentam de outros insetos, como cupins, baratas, moscas, grilos e aranhas. Se eles vem da rua pra dentro da sua casa, só pode ser atrás de comida.
Eles não atacam se não se assustarem, mas é muito fácil acontecer um acidente…pisar, sentar sobre um escorpião, calçar um sapato com ele dentro….essas coisas.

Outros cuidados:

Olhar dentro de calçados e roupas antes de usar;
Manter limpos próximo, dentro e embaixo da residência, evitando acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção;
Manter a casa sem baratas e outros insetos (sem comida, vão procurar em outro lugar);
Não colocar mãos e pés dentro de buracos, montes de pedras ou lenhas;
Usar sempre calçados e luvas nas atividades rurais ou de jardinagem;
Usar telas e vedantes em portas e janelas;
Usar ralos protetores;
Criar aves domésticas (caso tenha pátio). Elas são predadores naturais dos escorpiões;
Manter as camas a uma distância mínima de 10 cm das paredes.

SE, próximo a sua casa, ou sob ela tiverem muitos entulhos….sugiro que tire a família de casa, arme-se de botas, luvas, e uma boa dose de cuidado e tire tudo de lá.
Quando for mexer na “casa” deles, eles vão aparecer por todos os lados, e sempre tem mais do que a gente pensa que tem…

Um cuidado maior deve ser tomado com crianças e animais domésticos. Além de não compreenderem o real perigo, seu peso é menor e isso faz com que o efeito do veneno seja mais forte pra eles, e até fatal.
Pessoas idosas ou doentes também correm risco maior.

churrasco de escorpião

Churrasquinho de escorpião

Por mais estranho que possa parecer, muita gente se alimenta de escorpiões.

Em alguns países ele é considerado um “petisco”.

escorpiao palito

Tityus serrulatus, o escorpião assassino(da foto ao lado)
Encontrado em fósseis do período Siluriano (425-450 milhões de anos), o escorpião, como figura mística, povoa de murais religiosos e bélicos a utensílios domésticos.

Não só como agente do mal (da morte), o que é o mais freqüente, mas também colocado entre os deuses, no Zodíaco, associado ao bem.

escorpião grande

O maior escorpião

O maior escorpião atual é o Hadogenes troglodytes, que atinge 21 cm, mas alguns espécimes do período Siluriano-Devoniano, como o Brontoscorpio anglicans, chegavam a mais de 80 cm.

No Brasil encontramos o Tityus serrulatus principalmente na Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Devido a grande expansão de distribuição nos últimos 25 anos, ele vem ocorrendo bastante em áreas de Campinas, São José dos Campos e Brasília.

escorpião historia

História

São animais antigos e provavelmente os primeiros a habitarem a terra firme onde lhes foi muito útil a carapaça de quitina de que é formado o seu exoesqueleto e que evita a evaporação excessiva.

Surgiram no Siluriano há cerca de 350 milhões de anos atrás e os fósseis apresentam uma grande semelhança com os atuais.

escorpiao 3

A ferroada mortal do escorpião

Não se deve brincar com o escorpião.

Suas tenazes, semelhantes às da lagosta, lhe dão uma aparência ameaçadora, e sua cauda curvada carrega um veneno capaz de paralisar o coração e os músculos respiratórios de sua vítima.

Algumas espécies são mortais até para o nomem — como os escorpiões de 5 a 7,5cm de comprimento que habitam os desertos do México e Arizona, ou algumas espécies do norte da África que matam oito horas após a ferroada. Mas eles só atacam os seres humanos se forem ameaçados.

escorpioes

Acasalamento

Embora sejam hostis entre si, os hábitos de acasalamento são cuidadosos.
Os machos e as fêmeas seguram-se pelas tenazes, neutralizando-as, e movem-se para frente e para trás como se dançassem uma valsa, com as caudas elevadas para não atrapalhar o movimento.

Depois de algum tempo, o macho puxa a fêmea contra si, deixando cair no chão um pacote de espermatozóides, munido de ganchos e molas, ele tenta empurrar a fêmea na direção do pacote. Quando a abertura genital da fêmea está bem em cima do pacote, os ganchos prendem-se e o pacote é içado para dentro dela.

Logo depois de inseminada a fêmea vai pôr os ovos.

escopiao pedra