BIO Curiosidades

Aranhas na entrada principal de prédio público

Lista do conteúdo

Hoje vamos falar sobre as Aranhas na entrada principal de prédio público.

As aranhas são super democráticas, pra elas não há problemas em morar em prédios públicos ou particulares, elas não fazem distinção.
As fachadas dos prédios publicos foram devidamente “enfeitadas” por estas moradoras, conforme pode se ver nas fotos abaixo.
Em 2007 não consegui identificar esta espécie, afinal não sou nenhuma especialista em aranhas, embora o assunto me interesse bastante.
Mas, graças à colaboração de um leitor, e do Instituto Butantã, fiquei sabendo que esta espécie se cahama Nephilengys cruentata, e é parente da Nephila.
Não tem peçonha que seja perigosa para as pessoas, mas mesmo assim é assustadora, pois algumas podem ter até 19cm (pegue a régua e imagine…).
Depois dessas fotos, não era mais a mesma coisa andar pelos lugares lindos e históricos da cidade, eu ficava olhando o tempo todo pra cima, e em algumas partes, preferia enfrentar os carros na rua do que passar sob a marquise.
Agora, aranhas à parte, Petrópolis é uma cidade realmente linda, com prédios históricos importantes, como o Palácio Imperial.

teia predio

Será que se uma dessas cair na cabeça de um advogado ele acha bonitinha ou processa a aranha? (perco o amigo mas não perco a piada).
Outra coisa imperdível em Petrópolis e a casa dos 7 erros, mas não deixe de ver o interior, com seu teto todo trabalhado relevo na madeira….divino!

teia predio 2

Este prédio realmente está um pouco mais sujo do que os outros, mas também tem grandes cones de teia e algumas aranhas enormes.

teia predio 3

Uma pena eu não entender nada de fotografia…grandes casulos desfocados neste canto do prédio, que se eu não me engano é um fórum.

teia predio 4

É fácil confundir os machos com os filhotes, pois eles são muito menores do que as fêmeas.

Quando eu vi isso, pensei: Se eu tivesse que morar ali, faria uma criação de lagartixas (na minha terra chamam de jacarezinhos de parede) pois elas comem aranhas e pequenos insetos.

Mas eu estava enganada ao pensar isso…pois elas podem comer lagartixas e outros animais maiores do que elas.