BIO Curiosidades

Baiacu

Lista do conteúdo

O baiacu é um  peixe bonitinho e engraçado. Seus grandes olhos, para a frente, e cara redonda, em contraste com as nadadeiras peitorais, em forma de orelhas flutuantes, dão-lhe um aspecto amistoso. Porém os baiacus têm dentes muito úteis, fundindo-se num bico afiado com o qual picam até alimentos bem protegidos como as cracas, caracóis marítimos, caranguejos e vermes tubiformes, e até dedos de quem não se cuide ao manipulá-lo.

Apesar de engraçadinho possui um dos venenos mais mortais encontrados na natureza.

O veneno, tetraodontoxin, é um alcalóide encontrado em alguns cogumelos silvestres.

Os sintomas após a ingestão de baiacus e cogumelo Death Cap são semelhantes.

O resultado, de qualquer um dos dois, pode ser fatal.

O baiacu ao lado, fica vesguinho pra olhar pra trás.

baiacu
Encaixadas numa pele muito dura e espinhosa, sem nenhuma aparência aerodinâmica, nadam pachorramente como se não tivessem medo de ninguém.

Eles possuem um sistema de defesa exclusivo, um estômago ou bexiga falsos que podem inflar, engolindo água ou ar, numa série de rápidos goles.

Quando um baiacu assustado incha, seus espinhos ficam eriçados, de modo que um peixe completamente inchado transforma-se num balão espinhoso vivo, o que o torna impossível de ser engolido pela maioria de seus predadores.

baiacumataoutropeixeaoinflarocorpo2

Na foto ao lado, o baiacu, ao ser atacado inflou, carregando consigo para a morte também o seu predador.

baiacu 2

Com poderoso bico, o baiacu engole um camarão grande. O Seat flutua, pronto para arremessar-se e abocanhar o alimento que, de outra forma, com sua pequena e macia boca, ele não poderia morder.

baiacu 3

Aqui vemos um “primo” do baiacu, o peixe-balão cornuto.

baiacu 4

baiacu3