Crocodylidae – A classe dos crocodilos
Crocodilo é o nome comum de catorze espécies dos répteis da família crocodylidae.
Habitat e características
Os crocodilos vivem nas Américas, África, Ásia e Austrália habitam geralmente as margens de rios, enquanto os da Austrália e ilhas do Pacífico também podem viver no mar.
O crocodilo passa grande parte da vida submerso. Consegue isso graças ao formato de sua cabeça e à disposição de suas narinas, que ficam encima do focinho.
Seus olhos também ficam sobre a cabeça, por isso podem disfarçar-se em árvore morta boiando no rio e para passar despercebidos.
Durante um mergulho, os olhos do crocodilo são protegidos por uma espécie de pálpebra transparente.
Embora suas patas curtas lhe permitam mover-se com muita agilidade e rapidez em terra, o crocodilo nunca se afasta muito da água, pois suas patas são fracas para ficar muito tempo fora da água.
O crocodilo costuma ficar estendido na areia das margens dos rios, tomando sol.
Placas córneas cobrem a cabeça, o pescoço e o tronco dos crocodilos e a cauda é mais estreita lateralmente.
Cadeia alimentar
O único predador natural do crocodilo é o tigre que raramente alimenta-se dele em determinadas áreas da Ásia.
O maior réptil
Os crocodilos são os maiores répteis existentes na natureza nos dias de hoje.
O maior réptil hoje na face da terra é o crocodilo-de-água-salgada encontrado no norte da Austrália e ilhas do sudeste da Ásia.
Parentes distantes
Os crocodilos, depois das aves, são os parentes mais próximos dos dinossauros atualmente. Tanto dinossauros quanto crocodilos evoluíram dos tecodontes, assim como as aves evoluíram dos dinossauros. Isso faz com que os crocodilos sejam mais aparentados com as aves do que com todos os outros répteis atuais.
Movimentação
Já foram registradas crocodilos que podem correr nas margens de rios a uma velocidade de até 16 km/h.
Nunca fique entre um crocodilo e a água, eles podem ser muito rápidos e agressivos quando acuados.
Alimentação dos Crocodilos
Os crocodilos jovens se alimentam de invertebrados, de anfíbios, de répteis, de peixes e de outros pequenos vertebrados.
Os adultos são grandes predadores e se alimentam de peixes, de tartarugas, de aves aquáticas, de antílopes, de zebras, de grandes animais domésticos e de homens.
Eles caçam principalmente à noite. Durante o dia, descansam nas margens ou em bancos de areia, mantendo a boca aberta nas horas de maior calor.
A mordida do crocodilo
A principal arma do crocodilo é sua mandíbulacheia de dentes. Eles podem ter até 80 dentes.
A mordida pode ter até 1000 quilos e pode perfurar o casco de tartarugas, uma das presas favoritas dos crocodilos. Apesar de ter muitos dentes, o crocodilo não mastiga seu alimento. Seus dentes não são alinhados adequadamente para a mastigação. Por isso ele arranca pedaços das vítimas girando o corpo e rasgando a pele do outro animal. Com a carne na boca ele apenas engole ossos, pêlos e cascos inteiros.
A digestão poderosa dos crocodilos
Como ele engole suas presas em pedaços, às vezes até membros inteiros, sua digestão tem de ser muito eficaz e rápida. O crocodilo tem um estômago proporcionalmente pequeno para um animal de centenas de quilos. Por isso existe uma artéria a mais no coração destes animais que passa por trás do músculo cardíaco e chega ao estômago. Assim, com essa estrutura incomum, o aparelho digestivo do crocodilo recebe mais irrigação sanguínea e consegue produzir muito mais suco gástrico para triturar a pesada alimentação do bicho.
Os crocodilos podem ingerir até 5 kg de pedras para ajudar na digestão dos alimentos.
Simbiose
A ave “Curado”, entra tranqüilamente na boca do crocodilo, sem medo.
Esta ave vai limpar os dentes do crocodilo se alimentando dos restos de comida entre os dentes dele e das sanguessugas e outros parasitas que infestam a gengiva do crocodilo.
A reprodução dos crocodilos
Poe de 20-50 ovos e o período de incubação é de três meses.
A maturidade de um crocodilo depende mais do tamanho do que idade.
Os filhotes terão o sexo determinado pela temperatura na qual os ovos foram incubados.
Abaixo de 30ºC produzem fêmeas; acima de 30ºC produzem machos e se a temperatura for fixada em 30ºC podem nascer ambos os sexos.
Ninho de crocodilo
Os crocodilos cavam um buraco no chão e aí põem uns ciquenta ovos, cuidadosamente arrumados em duas ou três camadas. Depois cobrem com areia, para mantê-los aquecidos.
Se o chão ficar muito quente, a fêmea cobre o ninho com capim.
Os crocodilos mostram um comportamento social mais complexo do que os outros répteis e são muito territoriais, principalmente durante temporada de procriação. Diferente da maioria dos outros répteis, eles são animais muito vocais e podem fazer uma grande quantidade de ruídos, incluindo rugidos, grunhidos e até ronronados.
As fêmeas protegem suas crias e podem ser agressivas com os intrusos. Na maioria das vezes, os crocodilos transportam os mais novos pela boca para protegê-los dos predadores.
Filhote de Crocodilo do Nilo.
Note que ele é quase do tamanho de uma garra da mãe.