BIO Curiosidades

Animais fora de controle

Lista do conteúdo

Animais fora de controle

Animais que por algum motivo se comportam, ou existem de forma fora do normal para aquela espécie.

É o caso por exemplo de alguns tubarões, que por absoluta falta de alimentos podem atacar as pessoas nas praias – este não é o comportamento usual, eles não fazem isso onde existe alimento.

Apenas onde o homem aterra todos os mangues, e polui os rios que desaguam naquela região… o alimento some e eles se obrigam a procurar novas fontes de energia, e caçam o que aparecer – até surfistas…

É o caso também de algumas espécies de animais importados (geralmente cobras e tartarugas), e depois por algum motivo que eu não consigo entender, são soltos na natureza – não possuem no nosso país um predador natural, e se multiplicam excessivamente, tornando-se, em alguns casos, verdadeiras pragas.

Também o uso em excesso de inseticidas, e o aterro de banhados podem trazer problemas – sem banhados diminuem drasticamente os sapos, sem sapos aumentam várias espécies de insetos, e diminuem muitas espécies de aves (péssimo né).

Algumas vezes até com boas intenções pode-se prejudicar o ecossistema.

Por exemplo, para não usar agrotóxico um agricultor usa joaninhas para comer os pulgões (e como elas comem!), mas acabada a praga, as joaninhas continuam lá….e sem seu alimento usual, e em quantidade muito maior do que existiriam na natureza, elas é que se transformam na próxima praga.

Animais fora de controle

Aranhas de Petrópolis

Deixando claro que isto não é crítica a ninguém….apenas a constatação de um fato.

As aranhas em Petrópolis (RJ) proliferam-se exageradamente.

Sem predadores naturais e sem a preocupação dos moradores (ao menos aparentemente), aranhas da espécie Nephilengys Cruentata ocupam marquises, portas, janelas e paredes de lojas e monumentos históricos na rua principal da cidade.

Já parou e olhou pra cima, no centro da cidade? Não?

Pois quando fizer isso vai preferir andar pelo meio da rua, junto com os carros, para não andar sob as marquises.

A Nephilengys Cruentata não apresenta peçonha importante.

….enfim…

Olhe as fotos e confira.