BIO Curiosidades

Hoje vamos falar sobre Ambidestria.

Ok, hoje você reparou que as outras crianças não fazem tudo com as duas mãos, e está se sentindo dierente.
Não se preocupe, muitas pessoas são exatamente como você e usam as duas mãos, e os dois pés com a mesma habilidade e sem preferência de lado.
Isso se chama ambidestria, e se você chegou aqui, então já descobriu isso.
Não, você não é anormal e não, você não tem superpoderes.
As coisas só são um pouco mais fáceis, pois se machucar uma mão pode escrever com a outra, por exemplo.
As outras crianças só conseguem escrever com uma das mãos, chutar a bola com um dos pés, abrir latas, portas e até jogar bola de gude, tudo usando apenas um lado do corpo.

Uma pessoa é considerada ambidestra quando tem habilidade igual nos dois lados do corpo.
Não só mãos, mas pés, olhos, ouvidos, reflexos… Um ambidestro não tem um lado dominante.
Cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo, então ser ambidestro significa que o cérebro funciona de um modo um pouquinho diferente (mas não errado, só diferente).
90% das pessoas são destras, outras pessoas são canhotas, e pouquíssimas pessoas não têm a dominância de uma lado, e são ambidestras.

A ambidestria de nascença é bastante rara.
Uma ambidestria parcial pode ser aprendida, em esportes, danças, instrumentos musicais e outras atividades que exijam habilidade nos dois lados do corpo. Mas sempre será parcial. A habilidade desenvolvida nunca será igual à do lado dominante.
Por exemplo, um capoeirista aprende a chutar muito bem com as duas pernas, mas sempre será mais forte e mais rápido com a perna dominante (direita se for destro e esquerda se for canhoto).
Nos ambidestros de nascença a habilidade se apresenta igual nos dois lados do corpo, ou seja pra algumas tarefas a pessoa parece ter duas mãos direitas, para outra parece ter duas mãos esquerdas, mas a habilidade das duas é sempre igual.
É comum dizerem-se ambidestros pessoas que nascem canhotas e foram forçadas a escrever com a mão direita, na sua alfabetização e início da fase escolar. Mas nesses casos, essa habilidade limita-se a escrita.

Cada hemisfério do cérebro é dominante para algumas habilidades.
O hemisfério direito é dominante para habilidades espaciais, reconhecimento de faces, visualização mental e música.
O hemisfério esquerdo é dominante para habilidades de linguagem, matemática e lógica.
Os dois lados trabalham em conjunto e se comunicam através do corpo caloso que tem mais de 200 milhões de fibras nervosas.

Existem testes complicados de equilibrio, visão e audição que podem ser feitos em um consultório de um especialista para saber se uma pessoa é ambidestra de nascença, ou se desenvolveu algumas habilidades com o lado não dominante (como escrever com a mão direita sendo canhoto), mas existem modos fáceis de reconhecer isso em crianças.
Coloque objetos em frente à criança, exatamente no meio, entre os dois braços, na frente dela. Observe com que mão ela pega o objeto. Repita algumas vezes.
Coloque objetos mais à direita, depois mais à esquerda e observe. Se ela pegar o objeto com a mão que está mais longe do objeto (ex.: pegar o brinquedo com a mão direita, mesmo quando ele está mais próximo da mão esquerda, então é destro).
Se a criança pegar o objeto ora com uma mão, ora com outra….ou se usar sempre a mão que estiver mais próxima ao objeto (não importando o lado) há uma boa chance de que seja ambidestro (mas como está em fase de desenvolvimento, isso ainda pode mudar, e passar a prevalecer um lado).
Para crianças maiores e adultos, um bom teste é o do reflexo.
Uma bolinha jogada em direção ao rosto, será bloqueada, por reflexo, pelo lado dominante, não importando se esta seja jogada da direita ou da esquerda.
No caso dessa pessoa ser ambidestra, bloqueará a bolinha com o braço que estiver do lado de onde a bolinha é jogada, com igual habilidade (muita ou pouca, mas igual).

Resumindo, se você é ambidestro não há nada de errado com você.
Se você não é, também não.