BIO Curiosidades

Grilo

Lista do conteúdo

Grilo

Pertencem à Ordem Orthoptera, assim como os gafanhotos.

Suas principais características são a cabeça grande, olhos compostos, antenas compridas, peças bucais mastigadoras e pernas traseiras fortes.

A maioria tem asas.

Vivem em tocas e saem a noite para se alimentar de plantas, insetos, fungos e restos de alimentos humanos..

Grilo

Cantando para atrair a fêmea

Para encontrar uma companheira, o grilo macho entoa três cantos diferentes: um, para anunciar sua presença, outro, para cortejar e o terceiro, para afastar os adversários.

Primeiro vem o canto, uma série de cricris simples em alta frequência, mantidos durante o tempo que o macho levar para chamar a atenção da fêmea. Se ela interessar-se, o macho intensifica a frequência e reduz a duração de cada nota, resultando num zumbido que parece atrair o grilo fêmea.

Grilo

Quando o macho se aproxima, esse canto é seguido de outro mais agressivo, em que cada cricri é transmitido por um estrilo.

As fêmeas são dotadas para captar esses sinais. Usam diferentes células receptoras dos ouvidos e sistema nervoso para distinguir entre os cantos de diversos machos e escolher o que tenha um canto mais atraente.

O grilo macho entoa os cricris esfregando áreas na base das asas. No lado debaixo de uma das asas há uma fileira de “dentes”, com se fosse um pente.

Do outro lado fica uma “palheta” de tecido endurecido. Todas as vezes que vibra, um dos dentes estala. Esse som é amplificado e transmitido por uma parte acústica da asa chamada “harpa”.

O ritmo em que o plectro vibra os dentes dá aos cantos o tom característico de cada espécie.

Os grilos da mata fazem a corte a longas distâncias. O macho faz um furo em uma folha onde caibam suas asas, para amplificar o som que ele produz esfregando-as.

Os morcegos representam grande perigo para os grilos que emitem chamados altos em busca de acasalamento. Por isso eles cantam todos juntos, exatamente na mesma frequência, para confundir os morcegos que estiverem por perto.

Grilo

Em lugares onde neva, dá pra saber a temperatura contando os estrídulos do grilo.É só contar quntos barulhos ele faz em 15 segundos, e somar quarenta. A soma é igual ao número de graus Fahrenheit.

Após o acasalamento, o macho torna-se mudo, o que o impede de chamar outras fêmeas. Os ovos (uns seiscentos no grilo-campestre) são postos na terra.

Os órgãos auditivos dos grilos, muito sensíveis e capazes de orientação precisa, ficam situados nas pernas anteriores – Isso mesmo, os ouvidos do grilo são nas pernas da frente.

Os filhotes, do tamanho de pulgas, saltitam pela grama já no primeiro dia de vida.

As pernas traseiras dos grilos, longas e musculosas, permitem ao bicho saltar a uma distância cem vezes maior que o comprimento de seu corpo. É a defesa principal contra os predadores.

Grilo

Grilo

Grilo

Existem cerca de 900 espécies de grilos. 

À primeira vista, a fêmea do grilo marrom na árvore parece uma folha.

Quando ameaçada, ela irradia nas asas posteriores manchas marrons, vermelhas.

Grilo

Grilo

Negociação dupla no mundo dos insetos

Um grilo de campo do Texas canta para a fêmea, friccionando suas asas. As fêmeas seguem na direção do canto, mas não são as únicas sintonizadas na frequência do macho.

Mas, as moscas também estão ouvindo, e procurando um parasita para pôr seus ovos.

Elas põem os ovos grudentos em volta dele, que sempre morrem assim que as larvas se transformam em adultos.

Alguns grilos machos aprenderam um modo de assegurar um acasalamento. Sentam quietos perto de um grilo cantador e tentam roubar as fêmeas que eles atraem.

Não só conseguem uma parceira para acasalar como também não se expõem às moscas parasitas.

Ao lado um grilo marrom.

Grilo

Grilo
Abaixo duas fotos enviadas pela Bethina, que também tem um sapo chamado SapoLéo  🙂

Grilo

Grilo

As fotos abaixo foram feitas em parques e trilhas do Rio de Janeiro

Grilo

Grilo

Grilo

Grilo

Grilo

Grilo

Grilo

Grilo

Grilo