BIO Curiosidades

Mandril

Lista do conteúdo

O Mandril tem uma combinação de cores que não é muito comum entre os Mamíferos.

Os machos são bem mais coloridos e chamativos que as fêmeas, como é comum em muitos animais.

As cores, que nas fêmeas são mais suaves, fazem com que esses macacos sejam inconfundíveis nas florestas de Camarões, Congo e Gabão, onde vivem na natureza.

Quando ameaçado por predadores ou pela aproximação de um rival, o mandril mostra seu dente canino com cerca de 6 centímetros de comprimento, marca registrada dele.
Os Mandris costumam evitar grandes campos abertos.

Podem ser observados em florestas tropicais densas, próximas a rios e riachos.

mandril_berlim

Assim como os babuínos, os mandris mantêm uma dieta bem variada, com frutas, insetos, caracóis, répteis e pequenos mamíferos.

Os dentes são assustadores, e mesmo uma pantera hesita em enfrentar um bando.

Em cativeiro, chegam a viver por cerca de 45 anos, mas em habitat natural dificilmente ultrapassam os 25 anos.
O macho adulto forma uma sociedade com 5 a 10 fêmeas adultas e indivíduos jovens.
O número de machos não ultrapassa 10% da população adulta, por isso é bastante comum a luta entre machos pelo domínio e a prioridade para a procriação dentro do grupo.

mandril_zoo

Quando adultos, os machos alcançam um metro de comprimento e cerca de 60 centímetros de altura, estando nas 4 patas. A cauda (só um cotó) não mede mais que três centímetros.

O mandril vive em bandos, nas florestas da África ocidental, desde o Senegal e Gâmbia até o Congo. Habita tanto terrenos rochosos quanto regiões florestadas. Frequenta as plantações nas zonas habitadas, provocando sérias devastações e atraindo represálias da parte dos fazendeiros.
Apresentam reprodução sexuada e vivípara, como todos os macacos.

mandril_ny

Entre os Cínocéfalos ( babuínos, mandris, chacmas, hamadrias, geladas) todos habitantes de terrenos rochosos, e com focinho desenvolvido como o de um cão, a liderança de cada grupo social cabe ao macho mais forte e feroz, e é conquistada e mantida pela força.

Todos os membros do grupo submetem-se a seu comando.

Quando o bando se torna muito numeroso, pode dividir-se, ficando as fêmeas mais velhas com o segundo colocado na escala hierárquica.

Apesar de a vida dos clãs ser marcada pela violência interna e pelos combates frequentes entre seus membros, quando a ameaça é externa o grupo é muito unido.

mandril_zoo_berlim