BIO Curiosidades

Aranha Teia-de-Viveiro

Lista do conteúdo

Aranha Teia-de-Viveiro

A aranha-teia-de-viveiro é chamada assim devido à teia que constrói para proteger os filhotes recém saídos do ovo.

São animais ovíparos.

É uma caçadora voraz e hábil, se alimenta de insetos, sapinhos e pequenos lagartos.

Acasalamento

Normalmente, esse tipo de aranha devora a mosca no momento em que a captura; mas quando o macho a usa como presente, embrulha-a numa densa e fina seda.

Pensava-se, a princípio, que o embrulho de seda era destinado a ocupar a fêmea predadora enquanto o macho a inseminava; entretanto, há outros propósitos mais prováveis. Uma das teorias é que o pacote de seda é impregnado de um tipo de mensagem química que permite à fêmea identificar seu doador. A outra é que o presente serve para captar a atenção da fêmea e despertar seu interesse.

A maneira com que o macho da aranha-de-teia-de-viveiro oferece o presente também é crucial. Quando ele encontra a fêmea, segura o presente com firmeza à sua frente e levanta as longas patas dianteiras e os imensos palpos (órgão sensoriais perto da boca) bem longe do presente — linguagem corporal expressando ausência de agressividade.

Isso é necessário porque a fêmea dessa aranha, que não é nada predatória, demonstra extremo nervosismo quando um macho se aproxima. Quando sua curiosidade pelo presente branco e reluzente não é maior que o medo, ela foge correndo, e o macho corre atrás dela carregando seu presente.

A aranha-de-teia-de-viveiro, depois de aceitar o presente embrulhado em seda, está prestes a acasalar. Como as fêmeas acasalam muitas vezes, valeu a pena esperar a fêmea aceitar o presente, superando seu instinto natural de fugir.

Aranha Teia-de-Viveiro

Porque ela carrega seus ovos

As aranhas que pegam comida nas teias podem manter uma constante guarda dos ovos.

Mas as aranhas caçadoras móveis precisam carregá-los ou deixá-los sozinhos e vulneráveis a predadores.

A aranha Teia-de-viveiro carrega os ovos em uma grande bola de seda presa aos seus tentáculos.

Enquanto os ovos se desenvolvem, ela não caça porque não pode comer; mas passa de um lugar ensolarado à outro para manter os ovos aquecidos.

Como nascem os filhotes

Quando as aranhazinhas estão para sair do ninho, ela faz uma pequena abertura nos fios duros que os envolve e constrói uma incubadora de seda em torno dos ovos, que ela carrega até os filhotes dispersarem-se para viver por conta própria.

Veja mais

Aranha Teia-de-Viveiro

Aranha Teia-de-Viveiro

Aranha Teia-de-Viveiro

Aranha Teia-de-Viveiro